Geral

Ensino público de Alfredo Chaves atinge bons resultados no Ideb

A cidade destacou-se por superar a meta projetada para o ano de 2019 e por estar classificado nas primeiras posições no ranking estadual

Foto: Divulgação

Nessa terça-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram dados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) de 2019, que avalia o desempenho do ensino público em todo o Brasil. O Espírito Santo alcançou a melhor avaliação do Ensino Médio da Rede Pública do País e, dentre os municípios capixabas, Alfredo Chaves encontra-se nas melhores posições do ranking.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil e reúne, em um indicador que vai de 0 a 10, os resultados de duas dimensões da qualidade de ensino: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O município de Alfredo Chaves destacou-se por superar a meta projetada para o ano de 2019 para a 4ª série / 5º ano, que era de 6,4, ao pontuar 6,8.

Destacado em laranja, a meta projetada e, em azul, o resultado obtido. Foto: Reprodução

O ensino ofertado pelas escolas da Rede Estadual em Alfredo Chaves para os anos iniciais (5º ano) do Ensino Fundamental ficou com o segundo melhor índice do Estado, de 7,4, e o Ensino Fundamental da Rede Municipal recebeu o 6º melhor resultado, superando a meta projetada. Já no que se refere aos anos finais do Ensino Fundamental (9º ano), a Rede Municipal de Alfredo Chaves foi classificada com o segundo melhor índice do Espírito Santo, de 6,0.

Para a secretária Municipal de Educação, Maria Lucia Canal, esse resultado se deve ao compromisso e responsabilidade dos profissionais que estão envolvidos no fazer “Educação”.

“Diretores, pedagogos, professores e demais profissionais que compõem as equipes escolares e da Secretaria de Educação trabalham de forma incansável visando à melhoria da aprendizagem dos estudantes matriculados nas instituições de ensino da Rede Municipal. Todos empenhados por fazer uma educação de qualidade que atenda aos anseios das famílias, dos estudantes e também almejada pelos profissionais envolvidos”.

Consulte os resultados dos municípios

Texto: Nicolly Credi-Dio

Pontos moeda