Geral

'Estado vem em processo crescente no Ideb desde 2011', afirma Casagrande

Governador comemorou o resultado do índice, que apontou que o Espírito Santo é um dos estados mais bem avaliados no ensino médio

Foto: governo do ES

O governador Renato Casagrande e o secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, concederam uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (14), para falar do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que apontou que o Espírito Santo ficou em primeiro lugar, empatado com Goiás, no desempenho do ensino médio. Os dois estados atingiram as melhores médias do país na etapa: 4,8 pontos, contabilizando as redes pública e privada. O resultado foi divulgado nesta terça, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entre outros pontos, Casagrande destacou que, apesar de o ensino médio da rede estadual no Espírito Santo não ter atingido a meta proposta para o ano passado, houve um avanço em relação à avaliação anterior, em 2017.

"Para nós é um dia muito especial. Desde 2011, o Estado vem num processo crescente com relação ao Ideb do ensino médio. Isso mostra uma ação que envolve a administração pública, um envolvimento dos profissionais. Em 2017, por exemplo, a meta era 4,4 e nós tivemos uma nota de 4,1. Então a gente chegou a 93% da meta. E em 2019 a gente chegou a 98%. A meta era 4,7 e a gente chegou a 4,6. Quase atingimos a meta. Mas mesmo não tendo atingido a meta, temos mais de 90,7% das nossas escolas que estão enquadradas em faixas mais altas da avaliação do Ideb", destacou o governador.

Casagrande destacou também que, em termos de aprendizado, o Espírito Santo teve um desempenho superior ao de Goiás no Ideb. O resultado do índice é proveniente da multiplicação do desempenho do estado em termos de aprendizagem e de fluxo, que é a proporção de alunos aprovados.

"Na aprendizagem, o Espírito Santo é o primeiro colocado. Você tem o fluxo, que é quantas pessoas são aprovadas, reprovadas ou evadem — quantas pessoas começam um ano e quantas dessas pessoas terminam o ano. O Ideb mede isso e também mede o conhecimento, o ensino, a aprendizagem. Nós estamos empatados com Goiás e, na escola pública, em segundo colocado, mas na aprendizagem o Espírito Santo é o primeiro. A maior nota de português e de matemática é nossa. Nós perdemos para Goiás no fluxo. Goiás tem um índice um pouco menor de evasão e de reprovação, mas estamos em primeiro lugar na aprendizagem", ressaltou.

O secretário Vitor de Angelo detalhou mais o resultado do Espírito Santo em termos da aprendizagem. Ele explicou que, de 2017 para 2019, a nota média dos estudantes capixabas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) passou de 4,77 para 5,05. Dessa forma, o Espírito Santo foi o único estado brasileiro a superar a marca dos 5 pontos em aprendizagem.

"O que importa a ser destacado nesse componente aprendizagem, é que, não só o Espírito Santo está isolado na aprendizagem com relação ao conjunto dos demais estados brasileiros, como pela primeira vez, para o Espírito Santo e para o Brasil, nós ultrapassamos, em aprendizagem, a nota 5 na escala do Saeb", frisou.

Com relação ao fluxo, a taxa de aprovação no ensino médio da rede estadual do Espírito Santo passou de 0,86, em 2017, para 0,90, no ano passado. Nesse quesito, o Espírito Santo ocupa a sexta colocação entre os estados brasileiros, atrás de Goiás, Pernambuco, Ceará, São Paulo e Maranhão.

"Tem uma caminhada a ser feita. Maranhão e São Paulo têm um fluxo ligeiramente superior ao nosso (0,91); o Ceará já passa para um patamar bem maior, de 0,94; e Pernambuco e Goiás, 0,95. Isso significa, no caso do Espírito Santo, que a cada 100 alunos que entram naquele ano avaliado, 90 são aprovados e 10 ou reprovam ou evadem", explicou o secretário.

Veja como foi a coletiva:



Pontos moeda