Geral

Governador assina ordem para dar início às obras de ampliação e instalação de ciclovias na 3ª Ponte

O prazo para conclusão é de três anos. A empresa vencedora da licitação receberá R$ 127 milhões para realização do projeto

Foto: Divulgação

O governador Renato Casagrande assinou, nesta quarta-feira (23), a ordem de serviço para execução das obras para a ampliação de capacidade e implantação da ciclovia da Terceira Ponte.

Na quinta-feira (10), a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo (Semobi) publicou no Diário Oficial do Estado, a proposta vencedora para as obras no local. De acordo com a publicação, o Consórcio Ferreira Guedes - MetalVix receberá R$ 127 milhões para elaboração de projetos básico e executivos de engenharia e fornecimento, fabricação, montagem e implantação da ampliação da quantidade de faixas da ciclovia na pista.

O prazo para conclusão da obra é de três anos a partir da Ordem de Serviço, que será assinada hoje.

Projeto

A proposta do governo é que a ponte passe a contar com duas ciclovias, uma em cada sentido, que serão interligadas à malha cicloviária de Vila Velha e Vitória. A faixa para ciclistas ficará abaixo da visibilidade dos automóveis que passarem pela ponte. 

Ao lado dela haverá um muro de 3 metros, que, segundo o governo, não atrapalhará a vista da Baía de Vitória. A proposta é que um trecho desse muro seja de material transparente, criando uma espécie de mirante no meio da ponte.

Seis faixas

Além disso, a nova estrutura contará com seis faixas para veículos, três em cada sentido. Duas delas - uma em cada sentido - serão exclusivas para ônibus, caminhões e táxis. 

Divulgação
Divulgação
Divulgação

Leia mais: Terceira Ponte terá duas ciclovias, seis faixas para veículos e barreira de 3 metros para evitar suicídios

Pontos moeda