OAB em pauta

Geral

Ação pioneira da OAB-ES, "Meu Escritório” conta com sete unidades por onde já passaram mais de 1 mil advogados em um ano

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, a Ordem enfrentou os desafios e inaugurou sete unidades do “Meu Escritório”, não só na Grande Vitória, mas, também, em outros municípios do Estado.

Foto: Reprodução / OAB-ES

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, a Ordem enfrentou os desafios e inaugurou sete unidades do “Meu Escritório”, não só na Grande Vitória, mas, também, em outros municípios do Estado. Até o momento, mais de 1 mil advogados já utilizaram os espaços para atendimentos e audiências virtuais.

O “Meu Escritório” é uma ação pioneira e inovadora da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo, através de seu presidente José Carlos Rizk Filho, e tem contribuído para o trabalho da jovem advocacia que nem sempre possui um local próprio para realizar suas atividades como advogado ou advogada, dando, consequentemente, mais oportunidades a esses profissionais em início de carreira. Mas se esse foi o objetivo no início, alcançar os mais jovens, a Ordem acabou quebrando paradigmas, já que até profissionais mais experientes passaram a utilizá-los.

O espaço, que representa um novo conceito da Ordem na busca de melhorias para a classe, só pode ser utilizado mediante agendamento e obedece a todos os protocolos sanitários de saúde.

O primeiro “Meu Escritório” a ser inaugurado foi o da Enseada do Suá, em Vitória, próximo aos tribunais da Capital. Para utilizar o espaço é preciso estar inscrito na Ordem e em dia com a anuidade. Uma das vantagens do local é que todos os advogados e advogadas têm direito a duas horas gratuitas de utilização. São 12 estações de trabalho, com computadores prontos para a realização de peticionamentos e outras peças e quatro salas para encontros com clientes.

A OAB-ES também inaugurou o “Meu Escritório” dentro do Fórum Criminal de Vitória, na Cidade Alta. São 10 estações de trabalho, com computadores prontos para a realização de peticionamentos e outras peças. A sala possui uma estrutura com duas recepções com atendente, dois escritórios, sala de atendimento, três mesas redondas para reuniões ou para aguardar atendimento ou audiências. E o diferencial é que o espaço conta com uma expansão, uma sala especial reservada para lactantes com todo o conforto e segurança.

A 16ª Subseção de Iúna também foi contemplada com o “Meu Escritório”. Em um local estratégico, ele funciona na sede da 16ª Subseção, em frente ao Fórum do município, e recebe a advocacia não só da região, mas de todo o Estado. Sua estrutura é equipada com ar-condicionado e um espaço de atendimento, com dois computadores com acesso à internet e impressora, além de uma sala para reuniões presenciais e videoconferências. A 16ª Subseção de Iúna atende também os municípios de Ibatiba e Irupi.

Os advogados e advogadas de Vila Velha também foram contemplados com o “Meu Escritório”. Moderno e arrojado, o espaço fica localizado na sede da 8ª Subseção do município, na Prainha. Com uma excelente estrutura e climatizado, conta com quatro salas preparadas para audiências virtuais e reuniões, três estações individuais de trabalho, dois banheiros, elevador adaptado para acessibilidade, internet, telefone, impressora e um espaço para café. Além do “Meu Escritório”, a Subseção também ganhou uma sala coletiva para a realização dos trabalhos.

Em seguida, foi a vez dos advogados e advogadas de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, contarem com uma unidade do “Meu Escritório”, que está localizado no térreo da sede da 2ª Subseção da OAB-ES, na avenida Monte Carlo, 96, no Bairro Independência. Sua estrutura está equipada com recepção, uma área reservada para os advogados estudarem os processos, ar-condicionado, duas baias com dois computadores com acesso à internet e impressora, além de uma sala reservada para atendimento aos clientes e reuniões.

Recentemente, a OAB-ES inaugurou mais duas unidades. O “Meu Escritório”, na sede do Procon, localizado na avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, no centro de Vitória. A sala foi cedida pelo Procon-ES e conta com armários, cadeiras, mesas, computadores ligados à internet, poltronas e ar-condicionado. O espaço também dispõe de copa e banheiro.

E o “Meu Escritório”, no município de Piúma, pertencente à 10ª Subseção de Itapemirim, também veio para atender um pleito da advocacia da região. Bem localizado, o amplo espaço funciona no centro da cidade e já está recebendo a advocacia capixaba. Sua estrutura conta com sala de reunião para audiências virtuais, dois escritórios coletivos, espaço para pesquisa com três computadores, recepção, área de café, cozinha e banheiros, além de ser um ambiente totalmente climatizado e com internet.

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, ressaltou que ver o “Meu Escritório”, completando mais de um ano e atendendo tantos advogados e advogadas é uma grande alegria. “É mais do que isso, é um sonho que se tornou realidade em nossa gestão. Proporcionar esse espaço moderno, bem localizado e democrático para os advogados e advogadas que precisam, nos traz uma grande satisfação. E, mais ainda, ver esse novo conceito expandir é uma vitória de todos nós. Agradeço a todos vocês e aos colaboradores da Ordem”, disse Rizk Filho.

O “Meu Escritório” tem como principal objetivo, incentivar os jovens em início de carreira a não desistir da profissão e criar ferramentas e oportunidades. “Não faz sentido passar por essa vida sem ajudar ao próximo. Em um momento de pandemia, conseguimos chamar a advocacia para trabalhar. O ‘Meu Escritório’ traz dignidade para a nossa classe”, concluiu o presidente da OAB-ES.

Pontos moeda