Geral

Covid-19: começa vacinação de adolescentes na Grande Vitória. Veja cronograma de agendamento

As primeiras cidades a realizarem a aplicação serão Viana e Serra. Em Cariacica, o agendamento será aberto durante a tarde

Foto: Folha Vitória

Autorizado pelo governo do Espírito Santo, a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos começa, a partir desta quarta-feira (15), na Grande Vitória. As primeiras cidades a realizarem a aplicação serão Viana e Serra. Em Cariacica e Vila Velha, o agendamento será aberto durante a tarde.

Em Viana, a vacinação de adolescentes contra a covid-19 ocorrerá nas escolas municipais. Conforme a publicação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/SUS-ES), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dois públicos serão atendidos nesse momento.

Receberão a vacina os adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades, deficiências permanentes, privados de liberdade, gestantes, puérperas e lactantes e os adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades.

A expectativa é a de que 2.256 estudantes sejam vacinados nesta semana. Os adolescentes serão imunizados com a Pfizer. Para vacinar, será necessária a apresentação dos seguintes documentos: autorização dos pais e responsáveis; cartão de vacinação; e CPF + RG ou certidão de nascimento.

Na Serra, o agendamento para adolescentes de 12 a 17 anos no município foi aberto nesta terça-feira (14), às 18h. A Prefeitura aguardava a resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A vacinação vai acontecer nesta quarta (15), quinta (16) e sexta (17), nas unidades de saúde do município. A Prefeitura da Serra, abriu um agendamento exclusivo, com 2.810 doses pelo site.

Em Cariacica o agendamento para primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências permanentes, privados de liberdade, gestantes, puérperas e lactantes; e de 15 a 17 anos sem comorbidades será aberto nesta quarta, às 14 horas.

Também serão abertas vagas para as doses de reforço em idosos que receberam a segunda dose de qualquer vacina há cinco meses ou mais. No mesmo horário também serão abertas vagas para segunda dose das vacinas Pfizer e Coronavac. A Semus aguarda o recebimento de novos lotes da vacina AstraZeneca por parte do Ministério da Saúde para abrir o agendamento.

O agendamento é feito por meio do vacinaeconfia.es.gov.br. Tanto para os adolescentes, quanto para a dose de reforço em idosos, a vacina que será aplicada é a da Pfizer.

Os idosos com 60 anos ou mais devem observar a data de aplicação da segunda dose antes de agendar a dose de reforço. Para a vacinação deste sábado (18), é preciso que a pessoa tenha recebido a segunda dose até dia 21 de abril.

Em Vila Velha, serão ofertadas 2 mil vagas para os adolescentes e 1.600 vagas para a dose de reforço de idosos acima de 60 anos que receberam a segunda dose há cinco meses. O município irá iniciar as imunizações do novo grupo prioritário, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, de 15 a 17 anos sem comorbidades.

As agendas serão disponibilizadas através da plataforma de agendamento on-line, disponível no site da PMVV, a partir das 14 horas desta quarta-feira (15).

Além dos adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes ou comorbidades, também serão imunizados aqueles que estão privados de liberdade, gestantes, puérperas e lactantes.

Em Vitória, o agendamento será aberto às 14 horas para vacinação de pessoas de 15 a 17 anos sem comorbidades. Serão 2.600 doses e o agendamento pode ser feito no site agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo app Vitória On-line.

A vacinação será nesta quinta (16) e sexta-feira (17) no Maanaim Vitória.

Casagrande anuncia início da vacinação de adolescentes no Espírito Santo

O Governo do Espírito Santo anunciou o início da vacinação dos adolescentes capixabas de 12 a 17 anos com comorbidades.

Também foram estabelecidos novos critérios para aplicação da dose de reforço na população idosa. As definições foram publicadas na tarde desta terça-feira (14), por meio das Resoluções da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) n° 171/2021 e 172/2021.

De acordo com o documento, a partir desta quarta-feira (15), podem ser vacinados os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências permanentes, que possuem comorbidades, que sejam gestantes, puérperas e lactantes, ou ainda aqueles privados de liberdade. Para esse público, serão utilizadas exclusivamente doses da Pfizer/BioNTech.

No ato da vacinação, será necessária a apresentação do documento comprobatório daqueles que possuem condições permanentes, com emissão de, no máximo, três anos. Para os que possuem condições adquiridas e transitórias, a comprovação deverá ser de, no máximo, 90 dias. Vale ressaltar que a cópia será retida no local da vacinação.

Além disso, também está autorizada a imunização de adolescentes sem comorbidades entre 15 a 17 anos. Após a conclusão desses grupos, será a vez dos adolescentes de 12 a 14 anos de idade sem comorbidades. A população de adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidades no Espírito Santo é de 338.971 pessoas.

Documentação necessária

Os documentos a serem apresentados, dependendo da condição apresentada, serão os seguintes:

- Laudo médico indicando a comorbidade ou a condição existente
- Declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz tratamento
- Laudo emitido por nutricionista, no caso da obesidade mórbida
- Cartão de gratuidade no transporte público, que indique condição de deficiência permanente
- Documentos comprobatórios de atendimento da pessoa com deficiência permanente em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência
- Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência que indique se tratar de pessoa com deficiência permanente

Confira a lista de comorbidades abaixo:

>> Diabetes mellitus;
>> Pneumopatias crônicas graves;
>> Hipertensão arterial;
>> Insuficiência cardíaca (IC);
>> Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
>> Cardiopatia hipertensiva;
>> Síndromes coronarianas;
>> Miocardiopatias e pericardiopatias;
>> Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
>> Arritmias cardíacas;
>> Cardiopatias congênitas no adulto;
>> Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
>> Doença neurológica crônica;
>> Doença renal crônica;
>> Imunossuprimidos;
>> Hemoglobinopatias graves;
>> Obesidade mórbida;
>> Síndrome de down;
>> Cirrose hepática


Pontos moeda