Geral

Marinha emite alerta de ondas de 5 metros e ventos de 75 km/h para o Espírito Santo

Segundo o aviso, ambos os fenômenos estão previstos para acontecerem ao longo desta semana, entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e da Bahia, ao sul de Caravelas

Foto: Divulgação/ Pixabay

A Marinha do Brasil emitiu, nesta segunda-feira (20), um alerta de ventos que podem chegar a 75 km/h no litoral do Espírito Santo, nesta semana, o que deve provocar ondas de até 5 metros de altura.

De acordo com o aviso do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), ambos os fenômenos estão previstos para acontecerem entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e da Bahia, ao sul de Caravelas.

Segundo a Marinha, os fortes ventos são causados pela aproximação de um sistema frontal, que pode provocar ventos de direção nordeste a noroeste, com intensidade de até 60 km/h e, posteriormente, de direção sudoeste a sul, com intensidade de até 75 km/h. Tal fenômeno deve acontecer entre a madrugada desta terça (21) e a manhã de quinta-feira (23).

Ainda de acordo com o alerta, esses ventos poderão ocasionar agitação marítima, em alto-mar, com ondas de direção sudoeste a sudeste, com até 5 metros. A previsão é que isso ocorra entre a madrugada de quarta-feira (22) e a manhã de sexta-feira (24).

A Marinha informou também que, nesse mesmo período e na mesma região, há condições para a ocorrência de ressaca, com ondas de direção sudoeste a sudeste, com até 3,5 metros de altura.

Pontos moeda