Ministro Humberto Martins recebe homenagem da OAB-ES

OAB em pauta

Geral

Ministro Humberto Martins recebe homenagem da OAB-ES

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, esteve no Espírito Santo na tarde desta quinta-feira (23/09), para receber uma homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES).

Foto: Reprodução / OAB-ES

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, esteve no Espírito Santo na tarde desta quinta-feira (23/09), para receber uma homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES).

Participaram da cerimônia, o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; a vice-presidente Anabela Galvão; o secretário-geral, Marcus Felipe Botelho Pereira; o conselheiro Luiz Cláudio Allemand; a conselheira federal Luciana Mattar, entre outros membros da diretoria. A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Luciana Gomes Ferreira de Andrade, e o procurador-chefe da Procuradoria do Espírito Santo em Brasília, Erfem José Ribeiro Santos, também estiveram presentes.

“Homenagear o ministro Humberto Martins na Casa do advogado é tarefa fácil, pois, seu nome, com projeção nacional e internacional, já lhe confere todos os méritos possíveis e inimagináveis. Ao longo dos seus 42 anos de carreira, o ministro vem demonstrando que o Direito está sempre em construção, demanda estudo constante e só com diálogo elevado é que poderemos construir uma magistratura independente, uma advocacia forte e uma cidadania ciente, muito além da mídia social, da importância desses operadores do Direito para a democracia. Vossa Excelência, certamente, deixará um legado para as futuras gerações de juristas”, destacou Allemand.

O ministro Humberto Martins, recebeu, além da placa de homenagem, a Comenda Aloysio Aderito de Menezes, nome do primeiro advogado inscrito na OAB no Espírito Santo. “Para nós, é uma honra, a Comenda ter como primeiro homenageado, o ministro Humberto Martins, um advogado que, sem dúvida alguma, não se esquece de sua origem. Parabéns, ministro”, disse o presidente Rizk Filho.

“Agradeço essa homenagem, serei eternamente grato à OAB do Espírito Santo. A gratidão é a memória do coração”, declarou o ministro, após receber a Comenda do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho. Em seguida, foi a vez do conselheiro federal Luiz Cláudio Allemand entregar uma placa em homenagem aos relevantes serviços prestados ao ministro à frente do STJ. Ele recebeu, ainda, uma lembrança da vice-presidente da Ordem, Anabela Galvão: um souvenir com a imagem do belíssimo patrimônio cultural capixaba, o Convento da Penha, produzido pela artista plástica capixaba, Vivian Chiabay.

No encerramento, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Luciana Gomes Ferreira de Andrade, destacou a satisfação de exercer a profissão de advogada, função que deixou, de forma temporária, enquanto ocupa o atual cargo. “Tive que entregar a minha carteira da Ordem para exercer a função no Ministério Público e, certamente, após esse ciclo, vou recebê-la de volta. Somos advogados e temos a função de fazer justiça para esse povo tão castigado, que é o brasileiro. Mas nós não esmorecemos. Discutimos no campo das ideias, mas sempre com muito respeito. Não há vencedores e nem vencidos. Há o exercício da justiça. Agradeço a essa Casa a acolhida, ao espaço de fala, pois a OAB-ES respeita as mulheres e, no Ministério Público, pode ter certeza que, no meu comando, a Ordem também será muito respeitada”, concluiu.