Geral

Terceira dose complementa resposta imunológica contra a covid-19, reforça Sesa

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, a aplicação de uma terceira dose já era prevista devido ao tempo de eficácia que a vacina possui

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, confirmou na tarde desta segunda-feira (06) a importância da vacinação com a terceira dose ou dose de reforço para garantir a imunização contra a covid-19. 

O subsecretário ressaltou ainda que a aplicação de uma terceira dose já era prevista devido ao tempo de eficácia que a vacina possui e que, ao longo do tempo,  a resposta imunológica vai diminuindo. 

Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo

Reblin lembra que a Sesa pede para que todos os idosos, com mais de 70 anos, procurem uma unidade de saúde e verifiquem quando deve receber a terceira dose. 

O subsecretário ainda reforçou as boas práticas para se manter o novo coronavírus longe, como: o uso, obrigatório, de máscaras de proteção, álcool-gel e o distanciamento social. 

Aplicação da terceira dose já começou em alguns municípios

Na manhã desta segunda-feira (06), alguns municípios da Grande Vitória deram início a aplicação da terceira dose em idosos com mais de 70 anos e que tomaram a segunda dose em um intervalo de seis meses. 

Cariacica e Vila Velha foram as cidades a começarem a aplicação da dose de reforço. A Prefeitura de Cariacica informou que irá disponibilizar profissionais para a aplicação da dose de reforço nesta segunda (06), terça (07) e quarta-feira (08). O agendamento deve ser feito pelo site vacinaeconfia.es.gov.br.

Por nota, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou que os idosos que fazem parte do grupo que tem direito a terceira dose, que vivem acamados e que possuem algum problema de locomoção serão visitados e imunizados em casa. Nos próximos dias, será divulgado o calendário vacinal nas redes sociais.

Os municípios de Serra e Vitória ainda não tem previsão para iniciarem a aplicação da terceira dose, pois ainda não receberam um novo lote de vacinas, mas que, logo mais, irão disponibilizar o calendário vacinal.




Pontos moeda