Geral

Vacinação sem agendamento contra covid-19 em terminal e drive-thru na Grande Vitória

Serão aplicados imunizantes no Terminal Campo Grande, em Cariacica, e em um posto na BR-101, em Viana

Foto: Igor Smith/Futura Press/Estadão Conteúdo

A campanha de vacinação contra a covid-19 continua e os municípios da Grande Vitória estão levando as doses cada vez mais perto da população, fazendo com que a imunização seja facilitada. Nesta quarta-feira (22), ações ocorrem em Cariacica e Viana.

Em Cariacica, a imunização acontece, a partir desta quarta, no Terminal de Campo Grande, sem necessidade de agendamento, com aplicação da primeira dose em pessoas de 18 anos ou mais. A expectativa é vacinar 1 mil pessoas por dia.

A aplicação será feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h até o dia 1º de outubro. Vale lembrar que o cidadão precisa ser usuário do Sistema Transcol e estar no interior do Terminal para conseguir se vacinar.

Cerca de 30 mil pessoas com 18 anos ou mais ainda precisam tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Cariacica. Até o momento, 250 mil já tomaram a primeira dose no município.

Para agilizar o atendimento no Terminal, o ideal é que a pessoa faça seu pré-cadastro no site Vacina e Confia. Mas quem não tiver o cadastro pode fazer na hora da vacinação. É indispensável a apresentação de um documento de identificação com foto.

Viana amplia a vacinação com drive-thru na BR 101

Também nesta quarta-feira, a Prefeitura de Viana, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), estará aplicando a vacinação no Auto Posto Canaã, na altura do bairro Ribeira, na BR-101. Ao todo, 1 mil doses serão disponibilizadas para a ação, que ocorre das 8h às 16 horas, em esquema de drive-thru.

Serão aplicadas:

- Primeira dose (D1) para pessoas a partir de 18 anos - vacinas da Pfizer e CoronaVac;
- Segunda dose (D2) para todos os públicos - vacinas da Pfizer e CoronaVac;
- Dose de Reforço - vacina da Pfizer.

Vale lembrar que o intervalo de uma dose para outra da Pfizer é de 70 dias ou 10 semanas, e da CoronaVac de 28 dias.

A pessoa a ser vacinada precisará apresentar documento com foto, CPF, e comprovante da última dose (para D2 e Dose de Reforço).

Para quem não pode comparecer ao drive-thru, os residentes de Viana que ainda não tomaram a segunda dose, padrão ou meia dose contra a covid-19, podem se vacinar sem a necessidade de agendamento. A aplicação da vacina acontece em todas as 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A meia dose está disponível somente na Unidade de Vila Bethânia.

Na quinta-feira (23), as unidades de saúde de Marcílio de Noronha e Vila Bethânia terão horário estendido de 16h às 20h. A vacina será aplicada a partir de agendamento, pela plataforma vacinaeconfia.es.gov.br.

Força-tarefa para reforçar vacinação contra a covid-19 no ES

O Espírito Santo iniciará uma nova força-tarefa, a partir desta quarta-feira (22), para reforçar a vacinação contra a covid-19 na população. Serão aplicadas primeiras e segundas doses, além de doses de reforço.

O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, em sua conta no Twitter. O governador disse que esteve reunido, durante a tarde, com os prefeitos dos municípios capixabas, para definir as diretrizes e o planejamento dessa força-tarefa.

Ainda segundo Casagrande, para reforçar a quantidade de vacinas a serem usadas nessa mobilização, o Espírito Santo receberá, nesta semana, as 300 mil doses restantes de CoronaVac que o Estado havia adquirido junto ao Instituto Butantan.

Ao todo, o governo estadual adquiriu 500 mil doses do imunizante junto ao instituto, responsável pela sua fabricação. As primeiras 200 mil doses chegaram ao Espírito Santo no último sábado (18).

No último fim de semana, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, anunciou, também pelo Twitter, que a expectativa era de que o Espírito Santo recebesse, nesta semana, mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a covid-19.

Pontos moeda