Geral

VÍDEO | Veja momento em que meteoro brilhante cai em Vitória

O meteorito teve cerca de quatro segundos e foi registrado por câmeras de monitoramento da Exoss Citizen Science Project

A queda de um meteoro em Vitória foi registrada por câmeras de monitoramento na madrugada do último sábado (18). O fenômeno, que teve duração aproximada de quatro segundos, seguia na direção norte da capital, segundo imagens da organização brasileira Exoss Citizen Science Project, que tem voluntários no Espírito Santo.

As imagens foram registradas às 1h38 por duas câmeras, de um projeto voluntário de astrônomos amadores e profissionais, com o objetivo de estudar os meteoros no Brasil e está ligado ao Observatório Nacional.

De acordo com Luciana Fontes, integrante do projeto, o meteoro, em sua análise preliminar, não foi identificado como pertencente a uma chuva de meteoros ativa, mas um meteoro esporádico e inesperado. 

Foto: Divulgação / Exoss Citizen Science

Luciana ressaltou que o meteoro visto no último sábado possui características de bola de fogo, pela trajetória linear que percorre, mas também de um bólido, devido a pequenas explosões que são observadas.

Ela explica que ambos os fenômenos possuem magnitude em torno de -4 (a escala varia de -27 até +30, sendo que quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude). No entanto, um bólido geralmente possui um valor de magnitude menor do que uma bola de fogo.

Os tipos de meteoros bólidos, por serem grandes, demoram mais tempo a se queimarem enquanto passam pela atmosfera da Terra. Por esse motivo, o brilho intenso, que normalmente é acompanhado de um som parecido com o de um avião super veloz ou uma explosão. 

"É um fenômeno até frequente. Ele é originado de pequenos detritos de cometa ou mais raramente de pequeníssimos asteroides. A Terra, por coincidência, atravessa a trajetória deste objeto e ele queima em alta velocidade na atmosfera, causando esse fenômeno luminoso, que a gente chama de meteoro ou bólido, se for muito brilhante. E foi o que aconteceu na madrugada do dia 18", esclareceu o astrônomo e coordenador do Observatório Nacional, Marcelo de Cicco. 

A organização é um projeto colaborativo citizen science (ciência cidadã) sem fins lucrativos atuando em conjunto com diversas instituições científicas, voltada para o estudo de meteoros e bólidos, suas origens, naturezas e caracterização de suas órbitas.


Pontos moeda