Geral

Vitória vai ganhar parque cultural com espaço de lazer e exposição de obras de arte em dezembro

Área de 16 mil m², atrás do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, terá de espaço para brinquedos a equipamentos de ginástica e circuito de arte a céu aberto. Lançamento ocorreu nesta quarta-feira

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Vitória terá um novo parque que irá reunir espaços de lazer e obras de arte a céu aberto até o final de dezembro. A construção, que teve lançamento oficial nesta quarta-feira (22), vai ocupar uma área de 16 mil m² na Enseada do Suá, localizada atrás do Shopping Vitória. 

O projeto do Parque Cultural Reserva Vitória terá praça com área verde, playground para crianças, equipamentos de ginástica, ruas para pedestres, iluminação com rede subterrânea, paisagismo, sete obras de arte ao ar livre e integração com bairros vizinhos.

Com investimento de R$ 20 milhões e previsão de entrega para 20 de dezembro, o parque será construído pela Nova Cidade Empreendimentos, empresa integrante do Grupo Buaiz. 

O espaço será doado para a Prefeitura Municipal de Vitória para uso público e será um novo ponto turístico da Capital.

Ainda como benefício para a comunidade, de forma voluntária, o projeto também promove melhorias na calçada e ciclovia próximas ao acesso à Ilha do Boi, que fará parte da revitalização que será feita na Curva da Jurema. 

O projeto de paisagismo é assinado pelo Escritório Burle Marx e o arquitetônico pela DG Projetos de Diocélio Grasselli.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Na cerimônia de lançamento, Americo Buaiz Filho, presidente do Grupo Buaiz e da Nova Cidade Empreendimentos, ressaltou que a cidade ganha, além de uma área revitalizada, um espaço que será um legado para arte e contemplação da natureza. 

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória
Americo Buaiz Filho, presidente do Grupo Buaiz e da Nova Cidade Empreendimentos

"Teremos uma área completamente revitalizada, que antes era erma e que vem somar às opções da cidade que já possui um clima maravilhoso. O Grupo Buaiz faz 80 anos e a gente encontra neste parque uma oportunidade de deixar um legado para a cidade que tanto amamos e que nos viu crescer e estabelecer aqui", ressaltou. 

REVITALIZAÇÃO DA CURVA DA JUREMA E GERAÇÃO DE EMPREGOS

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), apontou que a instalação do parque é um momento importante para a cidade e que é possível conciliar sustentabilidade ambiental com incrementos na economia de Vitória. A obra vai gerar 200 empregos diretos e indiretos.

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória
Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini

 "Além de ser um equipamento de contemplação, teremos cultura, entretenimento, ou seja, um local onde as famílias irão se reunir. Tudo isso à beira-mar num local que antes estava degradado. Com o parque damos um pontapé inicial na revitalização da Curva da Jurema, de preparar esta área para receber turistas, gerando emprego e renda para as pessoas", destacou.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Parque será uma galeria de arte a céu aberto

Além de contemplação para o mar, a Terceira Ponte e o Convento da Penha, o parque vai oferecer a experiência de uma galeria de arte a céu aberto aos visitantes. 

Sob curadoria da Matias Brotas Arte Contemporânea, obras de arte de sete artistas já estão confirmadas. Dentre eles, os capixabas Sandro Novaes e Vilar, além de José Bechara, José Spaniol, Adrianna EU, Thainan Castro e Antônio Bokel.

De acordo com as curadoras Sandra Matias e Lara Brotas, o desejo é criar uma atmosfera de experiência com o espaço, onde as pessoas possam se conectar não só com a paisagem, mas também com a arte, ampliando as possibilidades de pertencimento à cidade. 

Veja abaixo as obras de arte que irão compor o museu a céu aberto:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

"A partir do momento que incluímos sete obras de artistas contemporâneos num parque público, a gente amplia e coloca a arte em diálogo com a cidade de um modo geral, indo além do circuito das galerias. Eu acho que é um marco na história do Estado. O parque vai nos permitir mais visibilidade ao Espírito Santo e novas conexões com o cenário nacional", destacou Lara. 

Na cerimônia de lançamento, houve a entrega da primeira obra, de autoria de Sandro Novaes, um misto entre instalação e escultura.

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória
Obra de Sandro Novaes inaugurada nesta quarta-feira (22)

Lembrando um ninho de pássaro, a obra é feita com tubos de aço em justaposição. O formato foi inspirado a partir do desenho de linhas retas traçadas de forma rápida sobre uma folha de papel. O visitante pode caminhar em meio aos tubos. 

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória
Artista plástico Sandro Novaes

"Esta obra para o parque é chamada de 'experimento nido' porque permite esse perambular do espectador dentro dela. Ele poderá entrar dentro dela. Cada passo e cada olhar, dependendo da posição em que ele se encontra, você verá um trabalho e um desenho diferente", explicou o artista Sandro Novaes, que é de Vila Velha. Ele diz que esse passeio no interior reforço o conceito de refúgio e de acolhimento, de proteção de quem passeia por ali.

EMPREENDIMENTOS DE LUXO ATRÁS DO SHOPPING

Na mesma região da Enseada do Suá, em Vitória, serão construídos dois empreendimentos imobiliários de alto padrão. 

Com os nomes de Ilha vitória e Ilha Trindade, os imóveis de luxo terão seis andares com altura máxima de 20 metros cada um - mesma altura que tem hoje o Shopping Vitória. A data para lançamento dos projetos ainda será divulgada. 













Pontos moeda