Geral

Olhares da Inclusão: exposição tem 14 obras de usuários das Apaes no Shopping Vitória

Evento conscientizar a sociedade sobre as habilidades das pessoas com deficiência intelectual; são 14 obras que transmitem o olhar único de cada autor

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Federação das Apaes

Usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Espírito Santo (Apaes) estão expondo 14 obras na "Exposição Olhares da Inclusão", próxima á loja Havaianas, no segundo piso do Shopping Vitória, entre os dias 19 de setembro e 2 de outubro.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O evento apresenta 14 obras produzidas pelos próprios usuários das Apaes de São Mateus, Santa Maria de Jetibá, Vitória e Guarapari, no Espírito Santo.

Foto: Federação das Apaes

A mostra reflete o olhar único de cada um dos autores sobre suas vivências, sentimentos e sobre o mundo, além de estimular a autonomia e empoderamento das Pessoas Com Deficiência (PCD's).

Foto: Federação das Apaes

Promovida pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes/ES), em parceria com o Instituto Americo Buaiz, a exposição tem o intuito de chamar atenção para a causa das pessoas com deficiência, além de conscientizar a sociedade sobre as habilidades das pessoas com deficiência intelectual.

Foto: Federação das Apaes

O presidente da Feapaes, Vanderson Gaburo, esteve na exposição e agradeceu aos parceiros como o IAB e o Shopping Vitória, além de afirmar que a federação vai derrubar os muros dos preconceitos.

"Quando a gente diz que quer uma vida digna para as pessoas com deficiência, é isso: vê-los ocupando esses espaços, ver seu talento sendo estimulado, ver sua autonomia estimulada. Precisamos acreditar no potencial das pessoas com deficiência", disse.

Foto: Federação das Apaes

A gerente-executiva do Instituto Americo Buaiz (IAB), Paula Resende Martins, também foi à estreia do evento e contou sobre a proposta da exposição. 

"A nossa proposta é mostrar para o público o potencial artístico das pessoas com deficiência, suas habilidades, suas competências e sensibilidade. Expor seus trabalhos de maneira leve, sem o viés do preconceito, para que assim, possamos ir desconstruindo o pensamento limitante que envolve a comunidade PCD. Todos são capazes, todos podem tudo", disse.

Exposição Olhares da Inclusão

Data: 19 de setembro a 2 de outubro;
Horário: 
Segunda a sábado de 10h às 22h;
Domingo às 14h às 21h
Local: Próximo à loja Havaianas no segundo piso do Shopping Vitória - Av. Américo Buaiz, 200 - A 15 - Enseada do Suá, Vitória - ES, 29050-902.

Pontos moeda