Geral

Primavera terá chuva acima da média nos últimos meses do ano

O equinócio da primavera ocorre às 22h04 desta quinta-feira (22). Este é início astronômico da estação neste ano, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro

Foto: pexels

O inverno está chegando ao fim e, apesar de a primavera já começar com previsão de uma nova frente fria, a estação é marcada pela transição para o período mais quente do ano. Também é esta a fase do ano que marca a volta das chuvas no Espírito Santo e em grande parte do país.

O equinócio da primavera ocorre às 22h04 desta quinta-feira (22). Este é início astronômico da estação neste ano, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília. Para 2022, o fenômeno La Niña deve influenciar toda a estação, com previsão de enfraquecimento em dezembro deste ano.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

De acordo com a Climatempo, a principal característica da primavera é ser a estação de transição do inverno, clima seco em grande parte do país, com episódios de frio, para o verão, período em que o ar quente e úmido predomina no país. Em quase todo o Brasil, também há o aumento da umidade e do calor. 

Primavera com La Niña

O clima global vem sendo influenciado pelo La Niña desde meados de 2020. A primavera de 2022 será a terceira primavera consecutiva com o padrão de precipitação e de temperatura modificado pelo fenômeno climático.

Em outubro, segundo previsão da Climatempo, há tendência de menos chuva do que o normal no Espírito Santo, mas com temperatura acima da média na região.

Em novembro, o volume total de chuva será acima da média no Norte no Espírito Santo, Norte do Rio de Janeiro e Centro-norte e Leste de Minas Gerais. 

Já para dezembro, a previsão continua como chuva acima da média em quase todo o Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: Furacão mata 2 e deixa rastro de destruição em Porto Rico

Frentes frias

A Climatempo prevê que várias frentes frias avancem para o Sudeste do Brasil, mas a maioria de forma oceânica, com maior impacto nas áreas próximas ao litoral. 

Na Região Sudeste, o resfriamento mais notável causado por estas frentes frias será nas áreas próximas ao litoral, atingindo áreas como o sul e o leste de São Paulo, o estado do Rio De Janeiro, o estado do Espírito Santo, parte do Sul de Minas Gerais e da Zona da Mata Mineira.

Em novembro e em dezembro, algumas destas frentes frias devem chegar ao litoral do Espírito Santo e vão ajudar a formar corredores de umidade entre o Sudeste e o Norte do Brasil.

LEIA TAMBÉM: Justiça proíbe empresário de impedir utilização de praia na Ilha da Xuxa, em Vila Velha

Pontos moeda