Geral

Chuva no ES: Confira os bairros onde o volume de chuva bateu recorde na Grande Vitória

Bairros como Novo Horizonte, na Serra, e Jardim Camburi, na Capital capixaba, registraram, em um só dia, números muito acima do esperado para todo o mês na Grande Vitória

A chuva forte deixou ruas completamente alagadas na Grande Vitória Foto: Divulgação

A tempestade ocorrida a partir da tarde da última quinta-feira (30) bateu recorde em volume de água em vários pontos da Grande Vitória. Bairros como Novo Horizonte, na Serra, e Jardim Camburi, na Capital capixaba, registraram em um só dia números muito acima do esperado para todo o mês na região.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Incaper, a média prevista este mês para os municípios era de 127 mm. Na Serra – Barcelona e Serra Dourada – superaram com folga o volume de precipitação: 314,13 mm e 317,42 mm, respectivamente. Em Novo Horizonte, em um dia o número foi 385,24 mm, mais que três vezes superior ao esperado para o mês.

Clique aqui e confira a galeria com fotos da chuva e seus efeitos no municípios do Espírito Santo.

Em Vitória, Jardim Camburi e Goiabeiras registraram os maiores volumes nas últimas 24 horas: 279,04 mm e 192,6 mm. Os bairros de Jesus de Nazaré e Santa Luzia também ficaram acima da média mensal, com 150,21 mm e 160,95 mm. A média total no município foi de 181 mm, a maior do ano até agora.  

Já em Vila Velha, o Centro foi o bairro que recebeu a maior precipitação, 128,32 mm, ultrapassando a média da Grande Vitória em outubro. Cariacica foi o município menos atingido pelas chuvas dessa quinta-feira (30), não ultrapassando 81 mm em volume de chuva.

O tempo no fim de semana

A instabilidade se afastará um pouco do Estado no sábado (1), mas a umidade marítima ainda provocará chuvas passageiras entre a madrugada e a manhã na região Nordeste. Na metade norte do ES e centro-norte da região Serrana, o sol aparece, mas também chove fraco em alguns momentos. 

Na Grande Vitória pode haver nebulosidade, mas não há expectativa de chuva. O sol predomina na região Sul e demais áreas da região Serrana. As temperaturas irão variar entre 17 °C e 28°C na região Serrana e vão de 17 °C a 32 °C nas demais regiões.

O domingo (2) deve ter céu nublado em praticamente todo o Espírito Santo por causa da entrada de umidade marítima. Na Grande Vitória, possibilidade de chuviscos no começo do dia e céu nublado nos demais horários. O dia começa com sol nas demais áreas do estado, mas as nuvens aumentam ainda pela manhã, sem provocar chuva. As temperaturas variam entre 17 °C e 28 °C na região Serrana e entre 17 °C e 31 °C nas demais regiões.

Pontos moeda