Geral

Em coma há quase um ano, Alex Lima precisa de doações para manter tratamento

Para cobrir as altas despesas do tratamento e do acompanhamento do músico, a família de Alex pede doações; Os depósitos dos interessados em contribuir podem ser feitos no banco Santander

O músico e ex-secretário de cultura Alexandre Lima continua em coma após sofrer problemas cardíacos em dezembro de 2013. Atualmente, Alex está recebendo o tratamento em casa.

Para cobrir as altas despesas do tratamento e do acompanhamento do músico - pagamento de profissionais de enfermagem, custos da medicação, fisioterapia, fonoaudiologia e exames - a família de Alex pede doações.  Os depósitos dos interessados em contribuir podem ser feitos no banco Santander (033), agência 3345, conta 01088199-7.

Alex Lima permanece em coma (estado de consciência mínima) e busca a recuperação em um apartamento alugado, onde mora com a filha mais velha e a mãe. Logo que o músico teve alta do hospital, o dinheiro da venda de camisetas e de um show beneficente (realizado em Vitória) foi usado para pela família para custear parte significativa dos gastos do tratamento. 

Neste período, o ex-secretário obteve avanços importantes na parte clínica, começou a dar sinais de evolução na respiração, retirou a cânula da traqueostomia e obteve melhoras na deglutição. O músico também já abre os olhos, porém, ainda não consegue dar sinais de interação, como piscar, falar ou apertar às mãos em resposta a um comando.

Apesar dos problemas cardíacos terem sido acometidos durante a gestão de Alex como secretário de Cultura da Prefeitura de Vitória, com o afastamento pela licença médica - como determina a lei -, o músico perdeu o direito aos rendimentos de comissionado. Começou, então, a receber do INSS uma importância proporcional ao tempo de contribuição e aos valores arrecadados, incluindo o período como músico autônomo. Com isso, passou a contar com uma renda de aproximadamente dois salários mínimos.

De acordo com o irmão e curador indicado pela justiça, Amaro Lima, as medidas para garantir qualidade no tratamento do Alex estão sendo tomadas. “Existem profissionais, em especial da da classe médica e advogados, trabalhando como voluntários. O primeiro passo foi conseguir que ele tenha um representante legal, um curador, para falar por ele.  Agora que essa etapa foi concluída, começamos a outra batalha: garantir que o SUS assuma o que de é direito do Alex. Mas, até que a questão esteja resolvida, precisamos continuar contando com a solidariedade de todos”, conta.
Entenda o caso

O secretário de Cultura de Vitória passou mal no dia 29 de novembro, durante uma reunião na Prefeitura de Vitória. O sintoma era de dor no peito e mal estar, e o primeiro diagnóstico médico foi de estresse.

No dia 03 de dezembro, ainda sem sentir bem, Alex procurou um médico da família que identificou o sinal de um aneurisma da aorta e o encaminhou Hospital Evangélico, em Vila Velha.

Confirmada as suspeitas, o secretário passou por uma cirurgia delicada, no dia 4 de dezembro, e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde ficou até o dia 30 de dezembro. Depois foi para o quarto e permaneceu internado em coma até abril deste ano. Teve alta ainda em coma e passou a ser tratado em casa, com os recursos da família e do dinheiro levantado em ações promocionais. 

Dados para depósitos ou transferências
Alexandre Silva Lima
CPF: 947.133.597-34
Santander (033)
Agência 3345
Conta 01088199-7

Pontos moeda