Geral

Funkeiros prometem protesto contra ação policial que prendeu 25 em Vila Velha

Alguns integrantes do movimento funk capixaba querem se reunir na praça do pedágio da Terceira Ponte e protestar contra a ação da polícia na ultima quinta (16) na porta de uma boate

Operação aconteceu em uma casa noturna em Itaparica, em VV Foto: Marcelo Rosa/WhatsApp Folha Vitória

Circula na internet a informação sobre um possível protesto de funkeiros no final da tarde desta segunda feira (20). A Polícia Militar informou que não montou nenhum esquema especial, mas se for preciso, será acionada e deslocada para a região.

Alguns integrantes do movimento funk capixaba querem se reunir na praça do pedágio da Terceira Ponte e protestar contra a ação da polícia na ultima quinta-feira (16) na porta de uma boate em Vila Velha. Nas redes sociais, cerca de 200 pessoas confirmaram presença um número inferior dos protestos realizado em junho de 2013.

A operação da polícia que motiva o possível protesto, resultou em 25 detenções. Alguns dos detidos estavam com mandado de prisão em aberto, outras, serão autuadas em flagrante.

Além dos 25 detidos, a polícia apreendeu nove veículos, dois destes com restrição de furto, além de armas de fogo ponto 40, nove milímetros, munições e drogas. Duas pessoas, inclusive, ficaram feridas.

Rapaz atingido por balas de borracha

O tênis do irmão da vítima que foi baleada ficou com marcas de sangue Foto: Reprodução/TV Vitória

O vendedor de 21 anos não foi o único ferido durante a operação policial no baile funk de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. 

A outra vítima foi o estudante Thiago Sampaio. O jovem reclamou da forma como a ação foi realizada e afirma que foi atingido por balas de borracha nas pernas. “Foi apavorante, o poder público não tem o procedimento certo, eles já chegaram atirando. Tinham mais de 500 pessoas dentro do estabelecimento e os policias deram vários tiros. Jogaram gás lacrimogênio. Nem todo mundo que freqüenta a casa é bandido. 

Durante a operação – realizada nas proximidades e dentro da boate – todos os frequentadores do local foram revistados, uma estratégia para que a polícia conseguisse deter suspeitos de crimes. Pelo menos 20 pessoas foram levadas para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, em Vitória.

Um dos motivos que motivaram a ação da polícia foi a denúncia de que suspeitos de homicídios frequentariam a boate. 

Entenda o caso

Armas de fogo ponto 40, nove milímetros, munições e drogas foram apreendidas na operação Foto: TV Vitória

Pelo menos 20 pessoas foram detidas durante a operação policial em um baile funk na madrugada da última sexta-feira (17), no bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha.

A ação, acompanhada com exclusividade pela equipe da TV Vitória, foi realizada por 60 policiais da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Vila Velha, de Cariacica e também do Grupo de Operações Táticas (GOT), com o apoio de 30 homens da Guarda Municipal de Vila Velha, e teve o objetivo de combater o tráfico de drogas, apreender armas e capturar prender suspeitos de homicídio.

Para a operação, agentes da Guarda Municipal interditaram as ruas ao redor do estabelecimento. Segundo os proprietários da boate, aproximadamente mil pessoas estavam no local e todas foram revistadas, inclusive as mulheres. Quem estava com chave de carro, também teve o veículo revistado. 

Pontos moeda