Geral

Garrafa pet e óleo usado podem ser trocados por pães em 21 pontos no ES

O objetivo da mobilização é aproveitar o Dia Mundial do Pão para conscientizar os consumidores e os empresários da panificação sobre a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável

300 mil pães serão trocados por material reciclável Foto: Agência Brasil

A comemoração do Dia Mundial do Pão será realizada no próximo sábado (18) em 21 pontos na Grande Vitória e em cidades do interior. Nestes locais será possível a troca de garrafas pet, eletroeletrônicos sem uso e óleo de cozinha usado por pães, durante o período das 8 às 11 horas. Em alguns pontos de troca haverá também a distribuição de mudas de plantas.

O objetivo da mobilização é aproveitar a data comemorativa ao Dia Mundial do Pão, celebrada em 16 de outubro, para conscientizar os consumidores e os empresários da panificação sobre a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável. Neste ano, o evento tem como tema “Divida o pão. Multiplique sorrisos”, e prevê a distribuição de 300 mil pães para os participantes e o recolhimento de três mil litros de óleo de cozinha saturado e 250 mil garrafas pet.

A ação, realizada pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), envolve cerca de 200 empresas de panificação no Espírito Santo. O material coletado será levado para reciclagem em entidades e empresas parceiras. Em Vila Velha, toda garrafa pet coletada será doada para a União de Cegos Dom Pedro II, localizada no bairro Novo México, que utilizará o material para a fabricação de vassouras.

Para estimular junto às crianças o cuidado com o meio ambiente, serão desenvolvidas gincanas em cinco escolas da rede municipal de ensino de Vila Velha, situadas nos bairros Santa Mônica, Vale Encantado, Terra Vermelha e Ataíde. Os estudantes deverão juntar garrafas pets, óleo de cozinha saturado e eletrônicos sem uso para realizar a troca por pães, que serão utilizados no lanche da escola. O intuito da competição é conscientizar as crianças sobre a importância de não jogar lixo no meio ambiente.

Segundo o presidente do Sindipães, Luiz Carlos Azevedo de Almeida, o evento já se tornou uma tradição no Estado e tem muita adesão dos capixabas.  “A comemoração do Dia Mundial do Pão tem crescido a cada ano, reflexo da aceitação da população, que se mostra sempre disposta a participar. Isso mostra que estamos no caminho certo e que nosso objetivo tem sido alcançado: conscientizar os capixabas sobre a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável”.

Pontos de troca

VITÓRIA

São Pedro I – Praça Dom João Batista

Jardim da Penha – Praça Regina Frigeri Furnom (Pracinha do Supermercado EPA)

VILA VELHA

Centro – Estacionamento da Padaria Jodima

Cobilândia – Praça Vereador Sebatião Cibien (Pracinha de Cobilândia)

Ataíde – Movimento Comunitário 

CARIACICA

Nova Brasília – Praça Nova Brasília

VIANA

Canaã – Avenida Tancredo Neves (Ponto Final)

SERRA

Novo Horizonte – Praça Principal

PIÚMA

Niterói – Praça Manoel dos Santos Pedrosa

ANCHIETA

Centro – Praça São Pedro

GUARAPARI

Coroado – Rua Carlos Lindemberg (Em frente à Igreja Católica)

CASTELO

Centro – Praça do Convívio

MARATAIZES

Arraias – Rua Alameda dos Chalés

CACHOEIRO DE ITAPIMERIM

Centro – Praça Jerônimo Monteiro

SÃO GABRIEL DA PALHA

Centro – Praça Aurélio Bastianello

NOVA VENÉCIA

Centro – Praça do Granito

SANTA LEOPOLDINA

Centro – Escadaria Jair de Amorim 

SANTA MARIA DE JETIBA

São Luiz – Rua Henrique João Julho Kuster

Centro – Rua Henrique Potrarz (Atrás da Padaria Santa Maria)

LINHARES

Nova Esperança – Avenida Lagoa Esperança Bonita (Em frente à Escola Adelson Del Santo)

ECOPORANGA

Centro – Rua Cristalino de Abreu

Pontos moeda