Geral

Onda de calor faz novos recordes de temperatura neste fim de semana no Estado

Na capital capixaba os termômetros podem marcar mais de 35°C. Mas o tempo ainda pode mudar na próxima semana segundo informações de meteorologistas

As temperaturas podem subir até esta segunda-feira (20) Foto: Divulgação

A onda de calor que chegou em todo o Espírito Santo tem chamado a atenção dos capixabas. Falta de nuvens, de chuva, de ventos e de ar polar, além do sol mais forte e persistente estão fazendo com que as temperaturas fiquem muito elevadas em todo o Brasil, de acordo com o Climatempo. 

Ainda segundo o Climatempo, mesmo que outubro seja um mês de calor intenso, onde temperaturas de 40°C são até comuns, o que aconteceu nesta semana foi uma onda de calor. Até esta segunda-feira (20) vários locais podem registrar calor intenso. Em Vitória os termômetros podem marcar 35,3°C.

Mas o tempo pode mudar. Meteorologistas informaram que uma grande frente fria associada a uma forte massa polar pode mudar o tempo completamente. A combinação do aumento de nuvens, chuva, ventos e do ar polar vão fazer a temperatura baixar.

Previsão

Este sábado (18), segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), será de sol e pouca formação de nuvens na metade sul do Espírito Santo. Não há previsão de chuva no Estado e deve fazer calor. As temperaturas variam entre 14 °C e 28 °C na região Serrana e vão de 17 °C a 34 °C nas demais regiões.

No domingo (19) o sol e a pouca formação de nebulosidade continuam em todo o Estado. Pode chover de forma isolada, entre a tarde e o começo da noite, apenas na região do Caparaó. Não deve chover nas demais regiões e faz calor, principalmente na região Sul. As temperaturas variam entre 18 °C e 29 °C na região Serrana e vão de 21 °C a 35 °C nas demais regiões.

E a segunda-feira (20) deve começar com sol em todo o estado, mas ocorrem pancadas de chuva, a partir da tarde, na região Serrana, no Sul-Caparaó e sul da região Noroeste. Nas demais áreas da região Noroeste, região Norte e nordeste do Estado, sol deve permanecer durante todo o dia. Já as temperaturas variam entre 18 °C e 29 °C na região Serrana e entre 21 °C e 36 °C nas demais regiões.

Pontos moeda