Geral

Chuva atinge mais de 20 mil pessoas no RS

Redação Folha Vitória

Porto Alegre - O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, esteve neste sábado na cidade de Santa Maria, na região central do Estado, uma das mais prejudicadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Dados da Defesa Civil divulgados no fim desta tarde indicam que o Estado tem 20.240 pessoas afetadas pelas precipitações e 1.457 desalojados. Doze rodovias estão bloqueadas ou com o tráfego limitado por danos causados pela água em excesso. O número de municípios atingidos subiu para 46.

Na visita, Sartori salientou que, no momento, a prioridade é garantir que a assistência necessária chegue à população. Dois caminhões da Defesa Civil com ajuda humanitária - contendo lonas, cobertores e alimentos, entre outros itens - foram enviados a Santa Maria, que tem pelo menos 500 famílias afetadas.

A Defesa Civil reportou que, em alguns pontos do Estado, os rios já estão em nível de alerta por causa das cheias, o que obrigada muitas famílias a abandonar suas casas. Em Porto Alegre, o rio Guaíba chegou a invadir parte do centro de treinamentos do Internacional.

O governo gaúcho informou que, na próxima semana, um representante do Ministério da Integração Nacional viajará ao Estado para avaliar os estragos provocados pelas chuvas.

Pontos moeda