Geral

Chuva dobra volume de água do Rio Jucu, mas alerta de seca continua no Estado

A chuva também melhorou um pouco a vazão do rio Santa Maria da Vitória, que subiu de 2,7 mil para 3,2 mil litros por segundo, mas ele continua abaixo do nível crítico, que é de 3,8 mil l/seg

Chuvas fizeram com que volume de água do Rio Jucu dobrasse Foto: TV Vitória

Mesmo não caindo na quantidade esperada pelos especialistas e pela própria população capixaba, as chuvas que caíram nos últimos dias em todo o Estado ajudaram a dirimir o problema da seca, que desde o início do ano assola o Espírito Santo.

Tanto que o volume de água do Rio Jucu, que abastece 60% da população da Grande Vitória dobrou de volume, conforme constatou a Agência Estadual de Recursos Hídricos.

O rio Jucu está com vazão de dez mil litros por segundo, de acordo com medição feita esta semana pela Agência Estadual de Recursos Hídricos. Isso é quase o dobro do chamado nível crítico, de 5,2 mil litros por segundo, mas ainda muito longe do ideal. Ainda sim, a Agerh decidiu manter o alerta sobre a crise hídrica no Estado.

O presidente da Agerh, Paulo Paim, admite que vai ser muito difícil o Jucu atingir seu nível histórico, que nos meses de outubro deveria ser 18 mil litros por segundo. Segundo Paim, a melhora foi graças à geografia. “Choveu bastante na Região Serrana do Estado, e a água das chuvas escoou diretamente para o rio sem penetrar no solo, aumentando a quantidade de água do Jucu mais rapidamente”, esclareceu. Isso significa que com alguns dias de sol  o nível do rio pode cair bem rápido. 

A chuva também melhorou um pouco a vazão do rio Santa Maria da Vitória, que subiu de 2,7 mil para 3,2 mil litros por segundo, mas ele continua abaixo do nível crítico, que é de 3,8 mil l/seg. É por isso que a AGERH não vai retirar o sinal de alerta. 

Previsão

chuva deve permanecer no Estado durante o fim de semana. A tendência, segundo o Incaper, é de que na sexta-feira (30) o tempo continue nublado, com pancadas de chuva ao longo do dia e melhoria durante à tarde. O sábado (31) poderá ter sol e chuva passageira no Nordeste do estado. Nas demais regiões, variação de nebulosidade, sem expectativa de chuva.

Acompanhe em tempo real todas as mudanças climáticas no Espírito Santo pelo Folha Clima!

Pontos moeda