Geral

Cidadãos do Egito vão às urnas para escolher novo parlamento

Redação Folha Vitória

- Cairo, 18/10/2015 - Os cidadãos do Egito começaram a votar neste domingo na primeira eleição parlamentar do país desde 2013, quando foi deposto o primeiro presidente escolhido livremente no país, Mohamed Morsi. A votação deve criar em Legislativo composto basicamente por partidários de Abdel-Fattah el-Sissi, que assumiu a presidência há 16 meses.

O atual mandatário iniciou uma campanha para reanimar economia, lutar contra a insurgência islâmica e assumir uma maior papel na região do Oriente Médio. Ao mesmo tempo, várias iniciativas do presidente foram consideradas como um silenciamento da oposição no Egito.

Egípcios residentes no exterior começaram a votar no sábado e devem continuar a registrar seus votos no domingo, o primeiro de dois dias de votação em 14 províncias, incluindo Gizé e a cidade portuária mediterrânea de Alexandria. Cerca de 27 milhões dos 54 milhões de eleitores registrados do Egito residem nas 15 províncias onde a votação está ocorrendo neste domingo.

A votação em 13 outras províncias do Egito, incluindo a capital Cairo, ocorrerá em 22 e 23 de novembro. Cada etapa do processo será seguido por um segundo turno. Os resultados finais para o Parlamento, de 596 lugares, serão anunciados no início de dezembro. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda