Geral

Cidades do Caparaó são contempladas com programa que dá 100% de cobertura a coleta e tratamento de esgoto

A obra é estadual e contempla Iúna, Ibatiba, Irupi, Divino São Lourenço e Dores do Rio Preto. Na região formam-se os rios que dão origem às Bacias do Itabapoana e Itapemirim

A medida vai beneficiar 34 mil pessoas na região do Caparaó. Foto: Reprodução/Google Maps

O município de Iúna será contemplado por obras do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, e deverá alcançar índice de 100% da coleta e tratamento de esgoto. O edital de licitação para as primeiras quatro obras, que também contemplam os municípios de Ibatiba, Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço e Irupi, já está em análise, devendo a publicação ocorrer entre novembro e dezembro deste ano.

A medida foi anunciada pelo Governo do Estado nesta semana (29) e vai beneficiar 34 mil pessoas. Essas primeiras obras estão orçadas em cerca de R$ 70 milhões.

Esses municípios foram incluídos no programa em função da baixa ou quase zero cobertura de coleta e tratamento de esgoto, como é o caso de Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço e Ibatiba. Além disso, na região formam-se os rios que dão origem às Bacias do Itabapoana e Itapemirim, que abastecem grande parte da população da Região Sul do Estado.

Em cada município serão implantadas estações de tratamento de esgoto, redes coletoras e ligações domiciliares. “Iúna está sendo privilegiada, pois são poucos os municípios do Estado que possuem esse plano. Com esse projeto vamos trazer saúde, qualidade de vida e geração de emprego para nossa cidade”, ressalta o prefeito de Iúna, Rogério Cruz.

Pontos moeda