Geral

Forças dos EUA atacam campo de petróleo controlado pelo Estado Islâmico na Síria

Redação Folha Vitória

Bagdá - As forças de coalizão lideradas pelos Estados Unidos no Iraque e na Síria realizaram um ataque em grande escala contra o campo de petróleo Omar, na Síria, como parte de sua missão para reduzir a capacidade do grupo extremista Estado Islâmico gerar receita, disse um porta-voz da coalizão nesta quinta-feira. O major Michael Filanowski disse a jornalistas em Bagdá que os ataques aéreos, realizados no fim da quarta-feira, atingiram refinarias controladas pelo Estado Islâmico, além de centros de controle e rotas de transporte no campo Omar, perto da cidade de Deir el-Zour. Um porta-voz da coalizão, coronel Steven Warren, disse que 26 alvos foram atingidos, num dos maiores ataques desde o início dessa campanha aérea, no ano passado.

A refinaria gera entre US$ 1,7 milhão e US$ 5,1 milhões ao mês para o Estado Islâmico. O grupo tomou várias refinarias de petróleo e outras infraestruturas no Iraque e na Síria, na busca por mais receita para construir um Estado autossuficiente. O grupo controla território em quase um terço do Iraque e da Síria e as forças de coalizão continuam a realizar ataques aéreos nos dois países.

As forças de coalizão, apoiadas por forças paramilitares e pela polícia federal iraquiana, continuam a tentar recapturar a cidade de Ramadi, no oeste do país, e também Beiji, cidade onde fica a maior refinaria do Iraque. O avanço por terra das forças locais é apoiado pelos ataques aéreos. Na terça-feira, as forças do Iraque chegaram a dizer que haviam expulsado os militantes de Beiji e controlavam a cidade. As fontes da coalizão, porém, afirmaram que essa missão não foi concluída. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda