Geral

Furacão Joaquim avança e Nova Jersey declara estado de emergência

Redação Folha Vitória

Nova Jersey - O furacão Joaquim, que passou para a categoria quatro nesta quinta-feira, após atingir as Bahamas, pode chegar aos Estados Unidos neste final de semana, o que fez com que o governador de Nova Jersey, Chris Christie, declarasse situação de emergência diante de fortes tempestades.

De acordo com o Serviço Nacional Climático dos Estados Unidos, Joaquim pode chegar aos Estados Unidos no domingo à noite ou na segunda-feira.

O furacão ainda tem uma trajetória incerta, mas a preocupação maior é dirigida a quatro cidades localizadas no extremo sul de Nova Jersey - Atlantic, Cape May, Cumberland e Salem. O governador fez um alerta para que os moradores dessas cidades acompanhem os boletins climáticos e estoquem suprimentos de emergência.

Christie instruiu o Departamento de Transportes a ativar seu centro de operações de emergência, testar seu sistema de comunicação e armazenar combustível. Outros departamentos governamentais e empresas de serviços também estão em estado de alerta, e o governador disse estar preparado para esvaziar locais suscetíveis a inundações, caso necessário.

Já em Nova York, o governador Andrew Cuomo realizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira pela manhã, para discutir os preparativos em relação ao furacão, que pode chegar à região na terça-feira.

O governador, que está monitorando a previsão climática, alertou a três mil integrantes da guarda nacional dos EUA que eles poderiam ser convocados para operações de emergência. Segundo Cuomo, o estado de Nova York está mais preparado para responder a uma grande tempestade do que há três anos, época em que o furacão Sandy atingiu o estado. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda