Geral

Novas estações de bombeamento de Vila Velha devem custar mais de R$ 15 milhões

A expectativa é de que as bombas, que serão instaladas no Canal da Costa e no Sítio Batalhão, reduzam os alagamentos no município. As obras devem durar 10 meses

Próximo ao Shopping Praia da Costa e embaixo da alça da Terceira Ponte, serão instaladas dez bombas Foto: Divulgação/Prefeitura

Deverá ser publicado ainda este mês o edital para contratação da empresa responsável pelas obras de instalação de duas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais no Canal da Costa e no Sítio Batalha, em Vila Velha.

De acordo com a prefeitura do município, o investimento é de cerca de R$15,5 milhões e promete minimizar os alagamentos em 11 bairros do município.

Conforme prevê o projeto, no Canal da Costa, próximo ao Shopping Praia da Costa e embaixo da alça da Terceira Ponte, serão instaladas dez bombas com capacidade para bombear 15m³/s de água da chuva. Já no Sítio Batalha serão instaladas outras três bombas com capacidade de bombear 2,6m³/s de água.

A previsão é que as obras sejam concluídas dez meses após a contratação da empresa que irá instalar as estações, ou seja, a partir do próximo ano. Os bairros beneficiados com a obra são Itapuã, Itaparica, Cocal, Boa Vista I, Boa Vista II, Nova Itaparica, Divino Espírito Santo, Cristóvão Colombo, Soteco, parte da Praia da Costa e parte do Centro de Vila Velha.

Em março deste ano a prefeitura entregou a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais da Bacia do Canal Guaranhuns Elmo Dall’Orto. No local foram instaladas sete bombas com capacidade de lançar até 21,5 milhões de litros de água por hora. A água será bombeada do Canal de Guaranhuns para o Rio Jucu, minimizando o problema de alagamentos nas regiões próximas ao canal.

Pontos moeda