Geral

Onda de imigrantes nos países dos Bálcãs segue intensa após acordo da UE

Redação Folha Vitória

Belgrade, Sérvia - A onda de imigrantes entre os países dos Bálcãs a caminho para a Europa ocidental continua intensa nesta segunda-feira depois de um acordo realizado pela União Europeia (UE) para diminuir o fluxo.

Ontem à noite, após uma reunião de cúpula em Bruxelas, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciou criação de 100 mil vagas de acolhimento para os refugiados na Grécia e outros países dos Bálcãs, com o objetivo de administrar com eficiência a crise imigratória sem precedentes.

Pelo menos 50 mil vagas serão criadas na Grécia e outras 50 mil serão criadas na rota dos Bálcãs, em países como a Macedônia e a Sérvia.

Os líderes europeus e dos países dos Bálcãs concordaram hoje sobre medidas para conter o fluxo de milhares de refugiados da guerra e da pobreza que tem sobrecarregado as autoridades e elevado a tensão entre as nações ao longo da rota.

Segundo a polícia da Croácia, mais de 13 mil imigrantes chegaram na Sérvia nas últimas 24 horas. Cerca de 260 mil passaram pela Croácia desde meados de setembro, quando a Hungria colocou uma cerca na fronteira com a Sérvia, desviando o fluxo.

A polícia da Eslovênia disse que cerca de 10 mil imigrantes entraram na Eslovênia a partir da Croácia, no mesmo período, elevando o número total de chegadas nos últimos 12 dias para quase 75 mil. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda