Geral

Número de casos de dengue ultrapassa os 50 mil no Espírito Santo

A maior preocupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é de que a quantidade de casos de dengue não pare de subir, principalmente, com a chegada do verão

Do dia 3 de janeiro até o dia 15 de outubro deste ano foram registrados 51.235 casos de dengue Foto: TV Vitória

De 3 de janeiro até o dia 15 de outubro do ano passado foram notificados no Espírito Santo, 29.687 casos de dengue. No mesmo período deste ano, o número saltou para 51.235, destes, 667 suspeitos de serem da forma mais grave da doença e 22 mortes foram confirmadas e outras 17, estão sob investigação.

A maior preocupação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que a quantidade de casos de dengue não pare de subir, principalmente, com a chegada do verão.

“Esse período é um período que vai chegar ao grande calor, vai chegar maior períodos de chuva e são justamente as condições que o mosquito escolhe para procriar”, afirmou a coordenadora Vigilância em Saúde da Sesa, Gilsa Rodrigues.

Ela diz ainda que, a secretaria também está atenta aos casos de outras duas doenças transmitidas pelo Aedis Aeghipt: a zyka e a chikungunya. Para fazer frente ao risco, a Sesa atua com o gabinete de monitoramento de combate ao Aedis Aeghipt, mas também espera apoio da população, principalmente, para interromper o ciclo do mosquito.

 “A orientação já é para não termos mais o pratinho do vaso de planta,não deixar de jeito nenhum a céu aberto, virar as garrafas de boca para baixo, atenção aos depósitos de água atrás das geladeiras e bebedouros. Temos que estar sempre impedindo a oportunidade do mosquito completar o ciclo que é nascer e voar”, disse.

Pontos moeda