Geral

Obras de contenção da erosão na orla recomeçam em Marataízes

Em Lagoa Funda, a obra será realizada em cerca de um quilometro de praia. Na praia da Barra, o serviço deve ser realizado em aproximadamente 600 metros

Segundo a Secretaria de Obras, a contenção nas praias de Marataízes será concluído entre 40 a 50 dias Foto: ​Divulgação/Prefeitura

As obras para contenção do avanço do mar e recuperação da orla de Marataízes foram reiniciados nesta semana. Os maquinários já trabalham na praia da Barra e na Lagoa Funda. A previsão da Secretaria de Obras do município é que os serviços sejam concluídos entre 40 a 50 dias.

“Temos urgência nisso, vamos trabalhar ao mesmo tempo nas duas praias. Optamos contratar maquinários e comprar os materiais para que a obra aconteça com equipe técnica da própria Prefeitura”, explica o secretário Rodrigo Lugão, destacando que além da agilidade, o município terá uma economia com a conclusão rápida da obra.

Inicialmente serão transportados de 10 a 12 caminhões de pedras por dia para que os serviços sejam realizados. A prefeitura contará a partir de amanhã (14) com 4 escavadeiras (duas na Barra e duas em Lagoa Funda) e mais de 12 caminhões trabalhando para solucionar esse problema que tanto preocupa a população de Marataízes.

As obras tinham sido paralisadas pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES), que entendeu que não correto fazer o Pregão como modalidade da licitação. No entanto a Prefeitura esclareceu que não foi contratada empresa para realizar a obra, e sim, comprado o material e contratado o serviço de maquinários. 

No último dia 7, o conselheiro relator do Tribunal de Contas, Domingos Augusto Taufner, revogou a medida cautelar que suspendeu a licitação e de imediato a Prefeitura tomou as medidas para a retomada da obra de contenção.

Pontos moeda