Geral

ONU diz que Estado Islâmico usa milhares de civis como escudo humano em Mossul

Redação Folha Vitória

Berlim - O Estado Islâmico está usando dezenas de milhares de civis de dentro e ao redor de Mossul, a terceira maior cidade do Iraque, como "escudos humanos", segundo informações do departamento de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Relatórios confiáveis sugerem que o Estado Islâmico tem forçado essas pessoas a saírem de suas casas em distritos ao redor de Mossul e colocando-as dentro do município, conforme disse a porta-voz Ravisa Shamdasani, em Genebra. O movimento teve início desde que uma forte operação começou na semana passada para retirar os militantes da cidade. De acordo com Ravisa, os militantes aparentemente colocam as pessoas em Mossul para ficarem perto das instalações militares.

O departamento afirmou que recebeu informações de que mais de 200 pessoas foram mortas por recusar obedecer ordens do Estado Islâmico ou por ter feito parte das forças de segurança do Iraque, disse Ravisa Shamdasani. "Muitos daqueles que recusaram a serem cúmplices foram mortos, e mesmo aqueles que ajudaram, incluindo 190 pessoas das forças de segurança do Iraque e 42 civis", disse.

As mortes reportadas aconteceram na quarta-feira, e outros 24 ex-oficiais das forças de segurança do Iraque foram mortos ontem. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda