Geral

Após eleições, oposição venezuelana tem menos opções para lidar com Maduro

Os líderes da oposição esperavam que sua vitória pressionasse Maduro em conversas que levariam a uma eleição presidencial em 2018, abrindo o caminho para sua provável derrota

Muitos venezuelanos expressaram ceticismo nesta segunda-feira sobre os resultados das eleições estaduais no país, após os resultados indicarem uma ampla vitória do partido do presidente Nicolás Maduro enquanto pesquisas eleitorais indicavam resultado favorável à oposição. No entanto, os resultados deixaram a oposição da Venezuela com menos opções para lidar com o governo Maduro.

A eleição estabeleceu um novo período de incertezas na Venezuela após o Conselho Eleitoral apontar que os aliados de Maduro ganharam pelo menos 17 dos 23 Estados, incluindo muitas regiões onde pesquisas mostravam que a oposição deveria vencer com facilidade. O governo proibiu o monitoramento de organizações internacionais conhecidas.

Os líderes da oposição esperavam que sua vitória pressionasse Maduro em conversas que levariam a uma eleição presidencial em 2018, abrindo o caminho para sua provável derrota.

Os Estados Unidos ainda não emitiram uma resposta às eleições, mas recentemente disseram que planejavam implementar sanções contra Maduro e outros funcionários por abusos relacionados aos direitos humanos. A União Europeia está considerando emitir sanções contra a Venezuela, disseram autoridades. O ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, afirmou na segunda-feira que foi muito cedo para anunciar uma reposta à votação porque a UE deve avaliar os resultados de forma ampla. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda