Geral

Líder catalão não atende exigência de esclarecer declaração de independência

Redação Folha Vitória

Madri - O líder da Catalunha, Carles Puigdemont, falhou em esclarecer nesta segunda-feira se a região declarou ou não independência da Espanha na semana passada, contrariando uma exigência de Madri.

Em carta de quatro páginas endereçada ao primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, Puigdemont pediu hoje uma reunião "o mais breve possível" com o premiê para discutir a situação da Catalunha. Ele propôs ainda que o diálogo se estenda pelos próximos dois meses. Rajoy tem se recusado a iniciar conversações sobre a secessão da Catalunha, que, segundo ele, violaria a constituição espanhola.

Em plebiscito realizado no último dia 1º, a Catalunha votou por sua independência em relação à Espanha.

Na terça-feira (10), Puigdemont fez um discurso ambíguo em que primeiro declarou a independência da Catalunha e, em seguida, a suspendeu para oferecer ao governo espanhol a possibilidade de negociar a secessão da região, que fica no nordeste da Espanha e é a mais rica do país.

Rajoy havia dado um ultimato a Puigdemont até as 10h de hoje (pelo horário de Madri) para esclarecer se a independência foi ou não proclamada.

Ao falhar em elucidar a questão, o líder catalão terá agora até quinta-feira (19) para anular a declaração de independência. Em caso de recusa, Rajoy deverá destituir a Catalunha de parte de seus poderes. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda