Geral

Moradores fecham unidade de saúde na Serra após transferência de profissionais

Protesto começou no início da manhã desta quarta-feira. Foram transferidas do local a antiga administradora e uma médica ginecologista

Um grupo de moradores do bairro Laranjeiras Velha, na Serra, fecharam a unidade básica de saúde do bairro na manhã desta quarta-feira (25). Eles protestam contra a transferência de duas funcionárias do posto médico. Segundo os manifestantes, depois dessa mudança o atendimento na unidade de saúde ficou prejudicado.

A dona de casa Sônia Cristina Eustáquio Cirilo foi quem trancou o portão do posto médico com corrente e cadeado. "Cheguei aqui 5h30, eu e mais quatro meninas. Trancamos o portão e aí só foi chegando gente. Nenhum funcionário entrou. Nós não deixamos ninguém entrar", afirmou.

Uma das funcionárias transferida é a gerente da unidade. Segundo os manifestantes, ela foi transferida há cerca de um mês, com a promessa de que seria uma mudança provisória, mas até hoje não voltou. 

A outra profissional é a ginecologista que atende as moradoras da região há cerca de 20 anos. A Prefeitura da Serra informou que a médica pediu demissão e que um novo profissional foi contratado em seu lugar. No entanto, as pacientes afirmam que ela não pediu para deixar a unidade.

"Estão falando que ela pediu [demissão], que ela queria ir embora. Mentira! Ela não pediu. Senão ela comunicava, porque ela é uma pessoa clara. Ela não esconde nada. Se ela tem que falar alguma coisa com a gente, ela fala", afirmou Sônia.

Com a transferência da gerente, os moradores do bairro afirmam que a unidade passou a ser administrada, provisoriamente, pela responsável pela unidade de saúde de Jardim Tropical. No entanto, segundo eles, a administradora só fica no posto de Laranjeiras Velha de 7 às 9 horas.

A população do bairro reclama também que muitas vezes faltam medicamentos e que o atendimento deixa a desejar.

Funcionamento

Mesmo depois do fim do protesto, a unidade de saúde de Laranjeiras Velha permaneceu fechada. Por meio de nota, a Prefeitura da Serra informou que o posto volta a funcionar normalmente nesta quinta feira (26) e que uma comissão de moradores foi ouvida na Secretaria de Saúde. 

Já os moradores afirmam que ainda não tiveram todas a respostas que esperavam e que devem ser dadas em uma nova reunião, marcada para esta quinta-feira, com representantes da Secretaria de Saúde.



Pontos moeda