Geral

Navio-veleiro 'Cisne Branco' aberto para visitação gratuita nesta 2ª feira em Vitória

A visitação pode ser realizada das 14 às 17 horas e o portão de acesso ao Porto fica em frente ao Palácio Anchieta

A semana das crianças começa com uma atração especial no Porto de Vitória. Nesta segunda-feira (09), o Navio-veleiro "Cisne Branco", da Marinha do Brasil, estará aberto para a visitação pública das 14 às 17 horas. A atração é gratuita e o acesso ao Porto será realizado pelo portão que fica em frente ao Palácio Anchieta.

Quem não conseguir visitar o navio nesta segunda, pode se programar para uma nova oportunidade. Na quarta-feira (11), a atração estará aberta ao público mais uma vez, quando a visitação pode ser realizada das 14 às 17 horas, sendo o acesso realizado pelo mesmo local.

O propósito de construção do "Cisne Branco" foi representar a Marinha do Brasil em grandes eventos náuticos, sendo nacionais quanto internacionais. Outra proposta foi fomentar a mentalidade marítima em nossa sociedade, cultuar as tradições navais e contribuir para a formação marinheira do pessoal da Marinha do Brasil.

O navio-veleiro foi construído em Amsterdã, na Holanda, sob a supervisão da Marinha do Brasil, baseado nos projetos dos últimos modelos do século XIX e incorporado à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro de 2000. Possui 76 metros de comprimento, 32 velas e 51 tripulantes. A construção foi realizada como parte das comemorações dos 500 anos do Brasil.

O nome do navio foi escolhido em alusão ao hino da Marinha do Brasil, a canção do marinheiro também se chama "Cisne Branco". A letra do hino faz uma analogia entre a beleza e graça de um cisne branco e uma galera navegando. Sendo um navio veleiro armado em galera e um símbolo das mais caras tradições navais, naturalmente o nome foi definido. A figura do cisne também representa "boa sorte" e "feliz travessia" na simbologia heráldica.

Pontos moeda