Geral

Obra no dique do Rio Jucu promete reduzir alagamentos em Vila Velha

Edital para as obras da elevação do dique foi publicado nesta quarta-feira. Previsão é de que a intervenção termine em março do ano que vem

Na tentativa de minimizar os impactos causados pelas chuvas em Vila Velha, que geralmente é um dos municípios mais afetados por alagamentos na Grande Vitória, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) vai elevar em aproximadamente 80 centímetros, em média, a altura do dique do Rio Jucu, entre Vila Velha e Cariacica.

O edital para as obras de elevação do dique foi publicado nesta quarta-feira (18). De acordo com o diretor geral do DER-ES, Ênio Bergoli, previsão inicial de investimento nessa obra é de R$ 1,1 milhão.

O diretor do DER destaca que a elevação do dique aumentará a segurança da população, uma vez que vai auxiliar na contenção das chuvas acima da média.

"O município de Vila Velha tem um histórico antigo de alagamentos. Tivemos algumas grandes enchentes em 1922, 1938, 1942, 1960, 2001, 2003 e tantas outras. Isso porque trata-se de uma região plana, onde boa parte da área geográfica está abaixo do nível de mará alta. Com isso, quando temos a conjugação de cheia do Rio Jucu com chuva intensa e maré alta, nós temos problemas. Nossa intenção, com essa obra de elevação do dique do Rio Jucu, é dar uma segurança muito maior, com relação a prevenção contra alagamentos, à população dos bairros adjacentes, como Guaranhuns, Portal das Garças, Darly Santos, Rio Marinho, Araçás e Parque das Gaivotas", ressaltou.

Ainda segundo Bergoli, a previsão é de que a licitação seja concluída em cerca de 60 dias e as obras sejam concluídas em 90 dias após a conclusão do processo licitatório. Com isso, é possível que a obra esteja pronta já em março do ano que vem.

As intervenções acontecerão ao longo dos quatro quilômetros de extensão do dique, localizado a cerca de 200 metros do leito do Rio Jucu, entre a Rodovia do Sol, no entroncamento com a Rodovia Darly Santos, e prosseguindo até a elevação próxima ao Rio Marinho, junto ao sistema de captação e tratamento de água da Cesan.

"A elevação média será de 80 centímetros, ou seja, em alguns pontos a elevação será maior e, em outros, menor. Com isso, a altura do dique do Rio Jucu vai chegar, em determinados pontos, a 5,6 metros", frisou Ênio Bergoli.

Pontos moeda