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Projeto em Vitória conscientiza estudantes sobre preservação do meio ambiente

Nesta sexta-feira (20), um grupo de alunos do acompanhados de seus familiares, foram para o Parque da Pedra da Cebola para realização de uma trilha guiada sobre os resíduos sólidos

Conscientizar crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. Essa é a ideia principal do projeto de Educação Ambiental com foco em Resíduo Sólidos "Vitória Cidade Limpa", que começa a desenvolver as atividades em quatro escolas no Bairro de Jardim Camburi e também está começando a ser trabalhado com as unidades de ensino de Jardim da Penha, na capital.

Nesta sexta-feira (20), os alunos do Centro de Educação Infantil Marlene Orlande Simonetti, acompanhados de seus familiares, foram para o Parque da Pedra da Cebola para realização de uma trilha guiada sobre os resíduos sólidos.

A trilha inicia com as crianças passando e superando obstáculos para se fortalecerem e perceberem a importância de buscar soluções para os problemas em conjunto. Após os obstáculos, os alunos foram recebidos em uma cabana, onde cada um ganhou uma capa para se tornar um defensor da natureza. Após a explicação sobre o que é ser um defensor da natureza, os alunos iniciam uma busca para descobrir quem depositou os resíduos pela trilha de forma inadequada.

A expectativa dos alunos aumenta quando eles percebem que encontraram a pessoa que estava realizando estes atos ilegais. Nesse momento, os defensores entram em ação e dialogam com o responsável pelos resíduos da importância de se descartar tudo no lugar certo e não no meio ambiente. Os alunos convidam então "o sujão" para junto com eles coletarem todos os resíduos.

Após a coleta a turminha ainda passa pela atividade de separação dos resíduos em resíduo seco ou úmido. Para finalizar essa atividade na companhia das famílias foi realizado um lanche compartilhado onde as crianças puderam expressar as experiências vivenciadas.

Teatro

Na última quarta-feira, os alunos assistiram a um teatro criado pelas educadoras ambientais Solange Lins e Aparecida Drumond, intitulado Criando Laços, que tinha como protagonista da história de um fantoche do Pequeno Príncipe. De forma lúdica e interativa, o personagem interagiu com 35 alunos. O diálogo realizado na história possibilitou que as crianças pudessem pensar sobre suas atitudes em relação ao meio ambiente.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA) e com apoio dos Centros de Educação Ambiental inseridos nos parques da cidade.

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