Geral

Setop analisa estudo com pedido de aumento na tarifa de passagens de ônibus do sistema Transcol

Segundo a Setop, o estudo foi apresentado pelos consórcios representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus)

A Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (Setop) vai analisar um estudo que possui pedido de aumento da tarifa cobrada nos coletivos do sitema Transcol. Segundo a Setop, o estudo foi apresentado pelos consórcios representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus).

A Setop disse, por meio de nota, que a data prevista em contrato para reajuste da tarifa do sistema Transcol é o mês de janeiro. A reportagem acionou o GVBus para comentar sobre o estudo apresentado à secretaria e saber o valor do suposto reajuste na cobrança das passagens de ônibus na Grande Vitória, mas o sindicato não se manifestou.

O GVBus representa cinco consórcios. São eles: Consórcio Centro Sul e Serra que operam o Serviço Seletivo e o Consórcio Cidadania, responsável pelo planejamento e operação do Serviço Especial Mão-na-Roda e os consórcios Atlântico Sul e Sudoeste, responsáveis pela operação do Sistema Transcol.

Além disso, o sindicato também representa 11 empresas operadoras do mesmo sistema, que são: Metropolitana, Praia Sol, Vereda, Serramar, Serrana, Expresso Santa Paula, Santa Zita, Nova, Granvitur, Unimar e Satélite.

O Sistema

Com 1.450 ônibus operantes, o sistema Transcol transporta 15,6 milhões de passageiros por mês. São os cidadãos que fazem a economia capixaba crescer. Cada ônibus percorre mensalmente mais de 6,4 mil quilômetros. O Transcol integra seis municípios da Grande Vitória: Serra, Cariacica, Viana, Vila Velha, Vitória e Guarapari. O sistema conta com 313 linhas e dez terminais de integração. O Transcol é feito a partir de um trabalho conjunto das operadoras do sistema com o Governo do Estado.

Pontos moeda