Geral

Alunos do Pré-Ifes de Cachoeiro participam de segundo simulado

No último sábado (26), cerca de 200 estudantes da rede municipal participam do curso preparatório. A avaliação foi inspirada no mesmo formato da que será aplicada pelo Ifes

Foto: Divulgação
Cerca de 200 alunos participaram do simulado de preparação para a prova do Ifes de Cachoeiro

Os estudantes matriculados no curso preparatório Pré-Ifes, oferecido pela Secretaria de Educação (Seme), de Cachoeiro de Itapemirim, realizaram, no último sábado (26), o segundo simulado de preparação para a prova do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A avaliação foi inspirada no mesmo formato da que será aplicada pelo Ifes, sendo: 15 questões de Língua Portuguesa e Matemática, 10 de Ciências e 5 de História e Geografia.

A atividade, que aconteceu nas escolas municipais “Anacleto Ramos” e “Professor Pedro Estellita Herkenhoff”, das 8h às 12h30, teve como objetivo identificar as maiores dificuldades dos alunos e, a partir disso, intensificar a aplicação dos conteúdos de maior importância. Além disso, a ação serviu para preparar os estudantes nos aspectos cognitivos e emocionais, incentivando-os a criar estratégias de estudo e preparação psicológica para a avaliação oficial.

Em agosto, aconteceu o primeiro simulado, e segundo a Seme, os resultados se mostraram positivos. Na ocasião, os alunos também fizeram uma visita ao Instituto.

“O Pré-Ifes me ajudou a ter maturidade para realizar a prova. Os simulados foram uma grande porta de entrada, porque ajudaram a entender como funciona a prova”, conta o estudante da escola municipal “Galdino Theodoro da Silva”, Gabriel Anthunes Silva Barros.

“A proposta do curso do Pré-Ifes é de potencializar os conteúdos já discutidos nas unidades escolares, visando melhor aprendizagem. Estamos confiantes nas aprovações”, declara a secretária de Educação da cidade, Cristina Lens.

Pré-Ifes 2019

Em 2019, 200 estudantes participam do Pré-Ifes, formação gratuita que tem a intenção de preparar alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas municipais para a prova de ingresso no Ifes.

No curso, realizado anualmente, os alunos têm a oportunidade de estudar de maneira mais aprofundada – em aulas aos sábados – os conteúdos cobrados no processo seletivo para acesso ao ensino médio do instituto.

Além dos ‘aulões’ de sábado, os estudantes podem participar de complementação pedagógica em português e matemática, oferecida também gratuitamente no Centro Integrado de Atividades Educacionais “Newton Braga”, no bairro Ferroviários.

Pontos moeda