Geral

Com risco de óleo do nordeste chegar ao ES, Conceição da Barra cria gabinete de crise

Órgão tem atribuição de elaborar o Plano de Ação e Monitoramento dos efeitos dessa substância nas praias, caso o óleo venha a atingir o balneário

Foto: Zé Fernandes/Prefeitura de Conceição da Barra

A Prefeitura de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, criou um Gabinete de Crise Emergencial, a fim de agir preventivamente quanto à possibilidade da chegada de vestígios do óleo que vem afetando o litoral nordestino.

O órgão, criado por meio da Portaria nº 319/2019, de 22 de outubro de 2019, tem a atribuição de elaborar o Plano de Ação e Monitoramento dos efeitos dessa substância nas praias do município, caso o produto venha a chegar ao balneário. O Plano de Ação e Monitoramento prevê o desenvolvimento de atividades preventivas e corretivas voltadas a diminuir os impactos nas praias de Conceição da Barra.

Entre as ações previstas, estão:

- Realização de Campanha Educativa e Orientativa com a Sociedade Civil Organizada, incluindo o comércio local, no intuito de evitar difusão de informações na imprensa ou em redes sociais que venham causar impacto negativo na imagem de município como destino turístico;

- Aquisição de equipamentos de proteção individual para equipe própria, de voluntários ou terceirizados que eventualmente tenham que ter contato com a sustância;

- Criação do Cadastro Municipal de Voluntários (Pessoa Física ou Jurídica), que queiram apoiar as ações que serão desenvolvidas;

- Treinamento de equipe própria, voluntária e terceirizada para agir de forma organizada, sob a coordenação da Gestão Municipal de Segurança e Defesa Civil;

- Treinamento da equipe da Secretaria de Saúde para eventuais casos de contaminação pela substância;

- Aquisição de estruturas para armazenamento temporário da substância, até que as autoridades competentes prestem orientação quanto à destinação adequada aos resíduos;

- Integração com as ações dos Governos Federal e Estadual no sentido de unir forças para redução de eventuais impactos ambientais, sociais e econômicos.

De acordo com a Prefeitura de Conceição da Barra, diversas outras ações estão sendo planejadas e serão executadas diante da eventual chegada de vestígios da mancha de óleo no litoral do município.

Quem quiser se cadastrar como voluntário ou registrar alguma anormalidade nas praias locais, pode acionar a Administração Municipal mantendo contato com a Gestão de Segurança e Defesa Civil, pelo telefone (27) 98878-9775, ou com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (27) 98885-5774.

Manchas de óleo

Especialistas não confirmam a possibilidade do Espírito Santo ser atingido pela mancha de óleo, mas especula-se que o litoral capixaba possa ser afetado. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), ainda não é possível precisar a chegada do óleo ao estado, mas garante que o monitoramento é contínuo. A secretaria informou que está em contato permanente com os gestores costeiros da Bahia e que recebe, a todo momento, informações atualizadas dos órgãos federais de meio ambiente.

As manchas de óleo começaram a aparecer no litoral nordestino, no final de agosto, e desde então vêm se deslocando em direção ao sul. Na terça-feira (22), houve registro da substância em Morro de São Paulo, litoral da Bahia. Além disso, ela já começa a se aproximar do arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, que detém os bancos de corais de maior diversidade do Atlântico Sul.

No fim de semana, o óleo foi avistado entre Ilhéus e Itacaré, ao sul da Baía de Todos os Santos. Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICNMBio), que administra o parque de Abrolhos, as equipes que atuam no monitoramento estão avaliando a região.

Os deslocamentos realizados de barco não constataram a presença do óleo nas imediações. Se forem detectadas manchas, será acionado o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), integrado pela Marinha, Ibama e Agência Nacional do Petróleo, para o envio de barcos e ações de contenção, segundo o ICMBio.

A Marinha informou que o GAA não constatou manchas atingindo Abrolhos. Ainda segundo a Marinha, o navio-patrulha Guaíba partiu das proximidades de Recife, na terça-feira, para retomar as buscas por manchas de óleo no litoral do Nordeste. A cidade da costa mais próxima de Abrolhos é Caravelas, no litoral sul baiano. Segundo a prefeitura as manchas de óleo ainda não tocaram as praias do lugar.

Comitê de Preparação da Crise

Na última segunda-feira (21), foi realizada uma reunião de alinhamento entre a Seama, Iema, Agerh, Defesa Civil, Ibama, ICMBio e Capitania dos Portos sobre a condução do Plano de Emergência, criado para construir ações preventivas sobre o óleo que avança na costa do nordeste brasileiro.

Na ocasião, foi criado um Comitê de Preparação da Crise, formado por representante da Marinha, do Ibama, do ICMBio e da Seama, que fará a coordenação dos trabalhos. Além disso, foram criados grupos de trabalho com diferentes temática como: Institucional/Municípios, Técnico, Comunicação, Segurança/EPI´s, Fauna, Unidades de Conservação e Logística.

A Seama informou que já está sendo articulada uma reunião com gestores municipais de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares para unificação de informações e de ações preventivas. Além disso, segundo a secretaria, será agendada uma visita, de representantes da Seama e do Iema, à Bahia para verificação in loco dos procedimentos de governança e das atividades práticas de recuperação e limpeza das praias e do manuseio da fauna oleada, entre outras. 

Pontos moeda