Geral

Comunidade de Marilândia terá novo sistema e captação de água do rio Doce

Atualmente, o abastecimento é feito por meio de caminhões-pipa, que bombeiam a água diretamente para o reservatório que abastece a comunidade

Foto: Divulgação/ Internet

A comunidade de Boninsenha ,distrito de Marilândia, no Espírito Santo, contará com um novo sistema de captação e abastecimento de água.

O novo projeto consiste em fazer uma nova captação no rio Doce e a adequação de um poço já existente, que também será utilizado para o abastecimento local.

Atualmente, o abastecimento é feito por meio de caminhões-pipa, que bombeiam a água diretamente para o reservatório que abastece a comunidade.

A Fundação Renova irá instalar um Sistema de Tratamento de Água, que vai fazer o controle da água e ainda injetar cloro, de forma a adequar ao padrão de potabilidade.

Serão feitas também melhorias de adequação da estrutura de revitalização do poço, com a substituição da tubulação existente e a instalação de medidores de vazão e pressão, com vistas ao licenciamento ambiental. O projeto já foi apresentado para representantes do município e da comunidade.

O novo sistema deverá ser capaz de tratar tanto a água do poço quanto a do rio. A seleção entre o tipo de captação será realizada manualmente pelo operador da concessionária local. Assim, a água captada será bombeada até a estação para tratamento e depois direcionada ao reservatório que abastece a comunidade.

Haverá também a construção de uma via de acesso Sistema de Tratamento, bem como o cercamento ao redor das novas construções.

Os processos de contratação das obras, regularização fundiária e licenciamento ambiental devem ser concluídas em abril de 2020 e a previsão de entrega das obras é em novembro de 2020.

A líder do Programa de Abastecimento da Fundação Renova, Yone Fonseca, destaca os benefícios das obras para a região: “O novo Sistema de Tratamento de Água vai garantir o abastecimento contínuo, da comunidade. Além disso, marcará o fim das viagens dos caminhões-pipa que trafegam no local”, afirma.

Pontos moeda