Geral

Educação: Vitória vai inaugurar novo centro de tecnologia e inovação em 2020

Um dos objetivos do lugar é promover e potencializar as habilidades dos cerca de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino. Além dos alunos e professores municipais, o Espaço Maker também será aberto à população

Foto: Leonardo Silveira

Os estudantes e moradores de Vitória contarão com uma novidade para o ano de 2020. É o novo centro de tecnologia e inovação “Espaço Maker”, que vai funcionar na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, explica que o modelo foi inspirado no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, o MIT.

"É uma espécie de sala de aula do futuro. O ambiente é composto por equipamentos com tecnologia de fabricação digital, onde as pessoas criam e compartilham suas próprias ideias, além de produzirem pessoalmente o objeto criado nas estações de produção", revela Adriana.

Tecnologia a favor da aprendizagem

Ele é o 5º Centro de Ciências e Educação de Vitória, que já conta com a Escola da Ciência - Biologia e História; Escola da Ciência - Física; Planetário de Vitória e a Praça da Ciência.

“Nossos Centros de Ciências e Educação privilegiam os estudantes, mas também são abertos à comunidade. As visitas das escolas no Espaço Maker serão no mesmo modelo que já ocorre nos outros locais”, explica a secretária.

Ela conta que o novo espaço é também uma extensão da sala de aula. “Os professores terão uma sequência didática em que trabalham o conteúdo com o aluno na sala de aula e, dentro do centro, eles criam o que aprenderam, tendo a tecnologia como ferramenta estratégica para a aprendizagem”, explica.

Pontos moeda