Geral

Ensino público da Serra terá Academia Estudantil de Letras a partir de 2020

Ao todo, 30 alunos serão selecionados para integrar a academia enquanto estiverem estudando

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Os estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação Jovens e Adultos (EJA) da Serra vão ganhar um ambiente de leitura e debate. A Secretaria Municipal de Educação vai lançar no início do ano letivo de 2020 a primeira Academia Estudantil de Letras da Serra (Aceles). E para apadrinhar e orientar esse projeto, a pasta convidou o professor doutor, escritor e membro da Academia Espírito-santense de Letras, Francisco Aurélio.

Ao todo, 30 alunos serão selecionados para integrar a academia enquanto estiverem estudando no ensino público municipal. A forma de seleção dos participantes ainda está em definição. Mas, o secretário da pasta, Gelson Junquilho, adiantou que entre os requisitos está o gosto pela leitura e pela escrita. 

“Também vamos levar em conta as recomendações dos professores. E já sabemos de fortes candidatos a essas vagas, como alunos que publicaram livros na Serra”.

Estudantes membros da Aceles terão o compromisso de realizar visitas a escolas e creches da cidade, a fim de promover rodas de conversa sobre autores da literatura nacional e incentivar a leitura entre os estudantes.

“Estamos animados, pois muitos projetos estão sendo tirados do papel. Vamos envolver, cada vez mais, os estudantes da Serra na prática da escrita e leitura. No ano que vem, por exemplo, também vamos lançar a I Feira Literária da Serra, promovida pela Sedu. Acontecerá em setembro”, anunciou Junquilho.

Pontos moeda