Geral

Homem que morreu após explosão de extintor de incêndio já havia sofrido o mesmo acidente este ano

Os dois casos aconteceram na mesma empresa, localizada no bairro Jardim Limoeiro, na Serra, onde Wesley Costa, de 36 anos, trabalhava

Foto: Reprodução
Wesley Costa morreu na manhã desta segunda-feira após a explosão de um extintor de incêndio

O homem que morreu na manhã desta segunda-feira (07), na Serra, após um extintor de incêndio explodir na mão dele, já havia sofrido um acidente muito parecido, no início deste ano. O acidente aconteceu na mesma empresa onde ocorreu a explosão desta segunda-feira, no bairro Jardim Limoeiro, na Serra.

Na ocasião, Wesley Costa, de 36 anos, foi levado às pressas para um hospital e precisou passar por três cirurgias. Ele tinha voltado a trabalhar há pouco tempo. "Voltou a trabalhar depois do tempo necessário para recuperação e agora, infelizmente, mais uma vez um acidente", lamentou uma sobrinha da vítima, que preferiu não se identificar.

O acidente desta segunda-feira aconteceu por volta das 9h30, em uma empresa que presta serviços de instalação de equipamentos e estruturas de combate a incêndios, onde Wesley trabalhava. De acordo com testemunhas, ele fazia a manutenção do extintor.

Os relatos dão conta de que o produto teria explodido no momento em que Wesley fazia a recarga do objeto com pó químico seco, substância utilizada no combate a incêndios. Uma das peças do extintor teria atingido o rosto do rapaz.

Foto: Reprodução/TV Vitória
Acidente aconteceu em uma empresa localizada no bairro Jardim Limoeiro, na Serra

De acordo com a polícia, o extintor que Wesley manuseava na hora do acidente era do tipo PQS (extintor de pó químico seco). O produto é feito à base de bicarbonato de sódio e é ideal para combater incêndios em materiais como óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha (GLP) e equipamentos elétricos quando ligados.

A família não soube dizer se Wesley tinha qualificação profissional para manusear o equipamento. "Eu não tenho informação nenhuma que ele tenha tido feito algum curso para manusear esse tipo de equipamento. Mas toda empresa, quando contrata um funcionário, dá um treinamento. Então eu creio que isso a empresa deve ter dado", contou a sobrinha da vítima.

Família em choque

A sobrinha e outros parentes de Wesley estiveram, na tarde desta segunda-feira, no Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para fazer a liberação do corpo. A jovem conta que a família quer entender por que o mesmo acidente voltou a acontecer, dessa vez tirando a vida da vítima.

"Não sei falar como foi. É o que a gente também está tentando descobrir. Eu não estava presente quando a empresa chegou lá para dar a notícia para a Fabiana, que é minha tia e esposa dele. A empresa chegou na casa da minha tia por volta das 11h, 11h20 da manhã, e parece que o acidente aconteceu às 9h30. Daí então a gente não sabe mais o que aconteceu, se chamaram médico, se foi óbito na hora. Nós não temos essa informação ainda. Eles só chegaram com a informação de que ele já estava aqui [no DML]", contou.

Foto: Reprodução TV Vitória
Parentes da vítima estiveram no DML de Vitória para fazer a liberação do corpo

A sobrinha disse ainda que toda a família está em choque pelo que ocorreu. "A ficha ainda não caiu, eu não acredito. O Wesley era uma pessoa muito jovem, muito temente a Deus, muito gente boa, prestativo. A minha tia está desesperada em casa. Ela não consegue falar e só chora. O filho dele, o Gabriel, eu cheguei na casa dela e ele estava no quarto. Ele não chorava, ele não sorria, ele não falava. Ou seja, ele está em choque. E os outros dois que ele criou estavam chorando".

Ainda segundo a jovem, a empresa onde Wesley trabalhava se comprometeu a arcar com todos os custos referentes ao sepultamento da vítima. "Uma senhora da empresa dele entrou em contato com a minha tia. Eu peguei o telefone e atendi. Ela era responsável pelo seguro de vida. A empresa se prontificou a custear tudo, todo o processo, através do seguro de vida", afirmou.

Wesley nasceu e foi criado no bairro Santa Marta, em Vitória. Ele deixa dois filhos e a esposa.

A produção da TV Vitória/Record TV tentou entrar em contato, durante toda a tarde desta segunda-feira, com a empresa onde o acidente aconteceu. Entretanto, não houve resposta da empresa até o momento.

*Com informações da repórter Marla Bermudes, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda