Geral

Livre, leve e solta! As tradicionais camas com cabeceira estão de volta

Camas soltas, flutuantes, livre da parede de destacam na 24ª CasaCor ES

Roberta Salgueiro

Redação Folha Vitória
Foto: Pepe - Peperazzi
Studio 20 projetado por Letícia Finamore na Casa Cor 2019, com cama do designer Crystian Freiberger

Por muitos anos a cama box com painel de cabeceira estofados e laqueados reinou na decoração. Uma tendência que veio para ficar, e de fato ficou! Mas agora, uma nova proposta entra em cena, aliás, nova não! Uma antiga e conhecida moda retorna na decoração do quarto, as camas soltas.

Mobiliário íntimo e de relaxamento, as camas vão além de funcionais no projeto, geralmente elas se tornam a estrela do ambiente, isso justifica o investimento também na beleza do móvel.

O retorno das tradicionais camas com cabeceira pode ser vista em diversos ambientes da CasaCor ES 2019. A arquiteta Letícia Finamore apostou nesse formato no Studio 20. " A Tendência hoje é que os espaços sejam pensados com mais mobilidade. A ideia é sair do uso da cama box, dando mais leveza e conforto ao morador. A cama solta permite mais possibilidades, fluidez e sofisticação de forma mais personalizada no acabamento, agregando valor ao projeto". A arquiteta utilizou uma cama toda estofada em couro caramelo envelhecido, com pés em metal, desenhada pelo designer Crystian Freiberger.

Foto: Camila Santos
Cama desenhada por Vitor Cipriano e Claudete Lovatti para o Studio Praiano na CasaCor ES 2019

E as possibilidades são inúmeras, basta continuar o passeio na CasaCor ES para ver que os profissionais realmente dão asas à criatividade e fazem até ela flutuar, literalmente! Ao entrar no Studio Praiano, os visitantes são surpreendidos com uma cama que dá uma sensação flutuante, desenhada pelos arquitetos Vitor Cipriano e Claudete Lovatti. Além de projetarem uma cama solta, eles ainda aliaram à uma outra tendência: camas livres, fugindo da ideia tradicional de encostá-la na parede.

A cama toda estofada em linho ganhou iluminação indireta na parte de baixo. E como acabamento, para disfarçar as costas do mobiliário, os arquitetos projetaram uma escrivaninha embutida. "As camas não precisam mais, necessariamente, estar encostada na parede. Dependendo do espaço, é possível criar um efeito "de ilha" no quarto. Lembrando que, para essa cama ser solta, a cabeceira tem que ser trabalhada nos fundos e na frente,  e evitar que seja muito alta para não criar um elemento muito volumoso no quarto. ", disse Vitor.

Foto: Divulgação
Studio Urbano projetado por Sergio Paulo Rabello

Sergio Paulo Rabello também apostou nessa tendência em seu Studio Urbano na mostra. O arquiteto utilizou uma cama solta com dossel de metal - uma outra forte tendência. Ele conta que esse tipo de cama funciona bem em quartos mais espaçosos. "Para usar camas soltas, o quarto precisa ser mais amplo, mais largo, já que o móvel ocupa mais espaço pela cabeceira e os acabamentos laterais. Em caso de quartos menores, o ideal é que a cama seja encostada na parede para ganhar mais espaço no quarto."


Serviço 

CasaCor ES 2019

Local: Clube Ítalo Brasileiro - Ilha do Boi

Dia: até 17 de novembro

Horário: das 15h às 21h


Veja também 

Casa Cor ES de portas abertas

CasaCor ES: Luxo com ar despojado

Cada um no seu quadrado: Sofá em módulos é tendência na CasaCor ES

Pedras brutas ganham força na decoração

Geometrismo - as formas que se encaixam perfeitamente na decoração

Painel ripado, a tendência que veio pra ficar...e ficou!

Do fundo do mar para a Casa Cor ES

A decoração subiu pelas paredes e foi parar no teto!


Pontos moeda