Geral

Vila Velha promoverá recadastramento de túmulos perpétuos no Dia de Finados

Nas sepulturas que forem constatado abandono pelo responsável, após notificação regulamentar, será retomada pelo município, objetivando novas vagas bem como a reorganização dos cemitérios

Foto: Felix Falcão

O recadastramento da titularidade de jazigos perpétuos acontecerá no próximo sábado (2). O objetivo é atualizar os documentos, garantir os direitos adquiridos das famílias e organizar os seis cemitérios de Vila Velha.

Segundo a Secretária de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira Silva, esse processo é necessário não apenas para verificação da documentação, mas especialmente para certificar e validar os documentos originais e também dar ciência aos responsáveis pelas propostas de reorganização dos cemitérios públicos. “Se a família não faz o recadastramento e ainda deixa de lado a manutenção da sepultura e abandona, o município poderá retomar a titularidade, abrindo novas vagas públicas para o sepultamento de pessoas que não possuem um jazigo perpétuo ou particular”, concluiu a secretaria.

O recadastramento é gratuito, e os documentos do familiar responsável pelo jazigo que deverão ser apresentados são os seguintes: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência atualizada e os telefones do proprietário fixo e celular, o título de propriedade, recibos e outros comprovantes que serão analisados pela gerencia de necrópole, que após emitirá o certificado atualizado.

Nas sepulturas que forem constatado abandono pelo responsável, após notificação regulamentar, será retomada pelo município, objetivando novas vagas bem como a reorganização dos cemitérios.

As famílias poderão fazer o recadastramento através de um formulário, que estará disponível nos cemitérios municipais, na gerência de necrópole ou no site da prefeitura, na versão eletrônica. No entanto, o processo apenas será considerado concluído com a confirmação dos documentos entregues na gerencia de necrópole, que fica aberta diariamente. Inclusive aos finais de semana, de 7 as 19h.

Após o recadastramento, será feito a topografia dos cemitérios como parte do processo de reordenamento, com a contratação de empresa especializada para a construção de jazigos com até 3 gavetas para sepultamentos além de ossário e nichos nos cemitérios

Pontos moeda