CORONAVÍRUS

Geral

Aulas presenciais da rede estadual do ES são retomadas com protocolo rigoroso, diz Casagrande

As prefeituras que quiserem também estão autorizadas a retornar com o ensino presencial nas redes municipais

Foto: Divulgação

A aulas de Ensino Médio nas escolas estaduais voltam a partir desta terça-feira (13). De acordo com o Governador Renato Casagrande, um protocolo rigoroso foi adotado para o retorno. 

"Hoje retomaremos as atividades presenciais no Ensino Médio das escolas estaduais. Foi elaborado um rigoroso protocolo para garantir a segurança de servidores, estudantes e familiares. Desde abril, implantamos o programa EscoLAR, que permitiu manter as atividades remotamente."

As prefeituras que quiserem também estão autorizadas a retomar o ensino presencial nas redes municipais. Na Grande Vitória, a maioria dos municípios optou por não retornar em 2020. As regras para as escolas particulares, que já retomaram as aulas presenciais, são as mesmas da rede municipal. As escolas que não quiserem voltar, podem seguir apenas com o ensino remoto. 

Casagrande ressaltou ainda que quem não se sentir seguro para retornar, deve permanecer em casa, adotando o sistema remoto. "Agora, no máximo 50% dos alunos de cada sala de aula terão, alternadamente, a cada semana, atividades presenciais e remotas, garantindo o distanciamento social. Quem for de grupo de risco ou não se sentir seguro pode permanecer nas atividades remotas até o final do ano letivo."

O retorno das atividades presenciais nas escolas públicas estaduais acontecerá de forma gradual, em etapas e com revezamento, alternando momentos presenciais e não presenciais, e com um número menor de estudantes por turma/sala, considerando o distanciamento físico e as medidas de segurança.

O regime de revezamento consiste na alternância semanal, onde cada turma é dividida em 50% de estudantes em estudos presenciais e 50% em estudos não presenciais, por meio das APNP e dos recursos disponibilizados pelo Programa EscoLAR.

Na 1ª semana, do dia 13 ao 16 de outubro, terá 50% dos alunos de cada turma e na 2ª semana, do dia 19 a 23 de outubro, os outros 50% dos alunos, e assim a cada semana alternando sucessivamente. 

As aulas presenciais estavam suspensas no estado desde meados de março por conta da pandemia do coronavírus.

Guia para o retorno das aulas

A Sedu disponibilizou o “Guia da Família” para o retorno às aulas presenciais. No guia, os pais e responsáveis são informados sobre este momento de retorno e os protocolos sanitários que deverão ser seguidos.

O documento contém todas as informações de como será o retorno escalonado no modelo híbrido, os protocolos de sala de aula e refeitório, as funções da equipe gestora e o compromisso das famílias, como, por exemplo, observar se o aluno apresenta perfeito estado de saúde na semana em que participará da aula presencial.

A secretaria orienta no guia, que caberá à família fazer a escolha em relação à presença ou não dos filhos. Seja na escola ou de forma remota, todos os estudantes continuarão tendo acesso aos mesmos conteúdos pedagógicos, assim como já vem sendo feito por meio do Programa EscoLAR.

O retorno das atividades presenciais nas escolas públicas estaduais acontecerá de forma gradual, em etapas e com revezamento, alternando momentos presenciais e não presenciais, e com um número menor de estudantes por turma/sala, considerando o distanciamento físico e as medidas de segurança.

Pontos moeda