Geral

Carro que transforma em avião passa com sucesso no primeiro 'test drive'

O veículo tem como objetivo servir tanto para viagens a lazer, quanto para serviços de táxi

Foto: Reprodução

Nesta semana, um carro de modelo esportivo e voador passou pelo primeiro "test drive". O modelo chamado de AirCar foi desenvolvido pela empresa eslovaca KleinVision e pode se transformar em uma aeronave em três minutos.

Os voos para teste aconteceram no aeroporto de Piestany, na Eslováquia. A testagem consistiu em duas decolagens e pousos que foram bem sucedidos. No ano de 2019, a empresa fez um teste com outro modelo, também voador, do AirCar no aeroporto de Nitra, também na Eslováquia.

Foto: Reprodução

De acordo com os desenvolvedores, o veículo comporta o motorista/piloto e outro passageiro. Um motor da BMW é o responsável por fazer o carro-avião atingir velocidades de até 200km/h.

Outra característica do protótipo é que ele pesa pouco mais que uma tonelada e pode transportar uma carga adicional de aproximadamente 200kg. Com uma hélice na parte de trás e asas que se dobram enquanto o veículo está em terra firme, o AirCar pode ocupar uma vaga comum em um estacionamento.

O objetivo da criação é que ela possa servir tanto para viagens de lazer, quanto para serviços de táxi. "Você pode dirigir seu AirCar para o campo de golfe, escritório, shopping ou hotel e estacioná-lo em uma vaga de estacionamento normal", disse Anton Zajac, o co-fundador do projeto.

Foto: Reprodução

Devido a isso, o AirCar foi criado de forma que a estabilidade e o controle do veículo sejam de fácil acesso para qualquer piloto dispensando assim, qualquer tipo de treinamento específico.

Assim que os testes foram concluídos, o objetivo é implantar no veículo um motor de maior potência para que esteja a venda em seis meses.

* Com informações do Portal R7

Pontos moeda