Geral

Estação Ferroviária de Marechal Floriano é Patrimônio Histórico Cultural

Com 119 anos, Patrimônio abriga o Museu da Imigração de Marechal Floriano, que já restaurou suas duas estações ferroviárias

Foto: Assessoria de Comunicação de Marechal Floriano
Estação Ferroviária fica localizada no centro de Marechal Floriano e foi inaugurada em 1900

De parabéns estão o poder público de Marechal Floriano e toda sua comunidade pelo tombamento do mais novo bem cultural do município: a Estação Ferroviária situada na Praça José Henrique Pereira, no centro. A Prefeitura de Marechal Floriano, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), assinou o Decreto Nº 10.611/2020, em 16 de outubro, de tombamento do bem cultural, o prédio da Estação Ferroviária.

A partir dessa data, em conformidade com os fins estabelecidos na Lei Municipal Nº 2.137, de 21 de outubro de 2019, que estabelece as normas de proteção do patrimônio cultural, o imóvel não pode ser restaurado, demolido ou sofrer intervenções sem prévia e expressa autorização do Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Marechal Floriano – COMCULT –MF e aprovação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do Município.

A estação foi inaugurada em 13 de maio de 1900 pelo presidente da província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos. A partir dessa data, a vila do Braço Sul passou a ser conhecida como Estação de Marechal Floriano. Hoje, com 119 anos abriga o Museu da Imigração e é um Patrimônio Histórico Cultural.

Domingos Martins tem sítio ferroviário abandonado

Foto: Sandra Cola

Diferente do município de Marechal Floriano que restaurou duas estações ferroviárias – de Marechal e de Araguaya – a única estação ferroviária de Domingos Martins, a Germânia, localizada no Vale da Estação, está abandonada.

O sítio histórico ferroviário de Domingos Martins da década de 1900, localizado no Vale da Estação, composto por uma estação ferroviária, uma caixa de água que alimentava a Maria Fumaça e uma casa de turma que abrigava os trabalhadores da linha férrea estão em ruínas, abandonados. Um patrimônio histórico que se perde com a falta de ação das autoridades.

Na Casa de Turma, há lixo, pichações, infiltração, mato sobre as telhas, telhado e vidros quebrados. A caixa d‘água que estava furada e servindo de criadouros de mosquito recebeu da Prefeitura um paliativo de “tapa-buracos” e a estação, em precárias condições, ainda serve de abrigo para o serviço de Correios da localidade. O serviço médico que funcionava no local foi removido para a escola municipal. Atualmente, a propriedade pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que ainda não manifestou nenhum interesse em reformá-la.



Pontos moeda