Geral

Inmet emite alerta para chuvas intensas no ES; confira a previsão do tempo para o fim de semana

Segundo o Instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em algumas regiões do estado

Foto: Marcia Bertoldi

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas para o Espírito Santo e Rio de Janeiro. São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. O alerta vai até às 17 horas deste sábado (31). 

Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia (CHM), também emitiu um alerta sobre a passagem de uma frente fria em boa parte do litoral brasileiro. 

O Incaper, por sua vez, alerta os capixabas sobre a ocorrência de chuvas contínuas, que podem resultar em acumulados expressivos de precipitação em alguns trechos do Espírito Santo até o próximo domingo (01). 

Confira a previsão do tempo para o final de semana:

Neste sábado (31), segundo o Incaper, há possibilidade de pancadas isoladas, com trovoadas, a partir da tarde em todas as regiões do estado. Na Grande Vitória deve ser registradas variações de nuvens e previsão de chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 29 °C.

Na região Sul, as áreas menos elevadas devem registrar temperatura mínima de 21 °C e máxima de 28 °C. Nas áreas altas, mínima de 19 °C e máxima de 25 °C. Nas áreas menos elevadas da região Serrana, a temperatura mínima esperada é de 20 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas, mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.

Na região Norte, temperatura mínima de 23 °C e máxima de 29 °C. No Noroeste do estado, as áreas menos elevadas devem registrar temperatura mínima de 23 °C e máxima de 30 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 22 °C e máxima de 26 °C. Na região Nordeste, temperatura mínima de 24 °C e máxima de 30 °C.

No domingo (01), a presença de um canal de umidade deixa o tempo encoberto e chuvoso em quase todo o Espírito Santo. O sol aparece timidamente na região Sul e em parte da região Serrana. Em alguns trechos são esperados acumulados expressivos de chuva. 

Na Grande Vitória, céu encoberto e previsão de chuva a qualquer hora. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 27 °C. Na região Sul, as áreas menos elevadas devem registrar temperatura mínima de 22 °C e máxima de 27 °C.  Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 27 °C.

Nas áreas menos elevadas da região Serrana, temperatura mínima de 21 °C e máxima de 26 °C. Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 24 °C. Na região Norte, temperatura mínima de 23 °C e máxima de 27 °C. 

Na região Noroeste, as áreas menos elevadas devem registrar temperatura mínima de 23 °C e máxima de 28 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 22 °C e máxima de 25 °C. Na região Nordeste, temperatura mínima de 24 °C e máxima de 27 °C.

Na segunda-feira (02), feriado de Finados, o canal de umidade se afasta do Espírito Santo. Mesmo assim, ainda são esperadas chuvas em todo o Espírito Santo até o final da manhã. A partir da tarde, as chuvas devem se concentrar na região Norte e em trechos das regiões Nordeste e Noroeste.

Na Grande Vitória, temperatura mínima de 21 °C e máxima de 29 °C. Na região Sul, os termômetros das áreas menos elevadas devem registrar mínima de 20 °C e máxima de 29 °C. Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 27 °C. Na região Serrana, as áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas: mínima de 16 °C e máxima de 24 °C.

Na região Norte, variação de nuvens e previsão de chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 29 °C. Na região Noroeste, variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 21 °C e máxima de 27 °C. Na região Nordeste, variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 28 °C.

Pontos moeda