Geral

Inmet emite alerta vermelho de chuva forte e ventos de até 100 km/h para o norte do ES

O aviso meteorológico é válido para 25 municípios capixabas, das regiões norte e noroeste, pelo menos até as 11 horas desta segunda-feira

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (25) um novo alerta vermelho de chuvas intensas para parte do Espírito Santo. O aviso meteorológico é válido para 25 municípios capixabas, das regiões norte e noroeste do estado, pelo menos até as 11 horas desta segunda-feira (26).

De acordo com o alerta do Inmet, nesse período há riscos potenciais de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h. Além disso, segundo o instituto, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

>> Formação de ciclone no litoral pode causar tempestades no ES e em mais oito estados

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

O instituto também orienta a população a obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta é válido para os seguintes municípios:

Água Doce Do Norte 

Águia Branca

Alto Rio Novo

Barra De São Francisco

Boa Esperança

Conceição Da Barra

Ecoporanga

Governador Lindenberg

Jaguaré

Linhares

Mantenópolis

Montanha

Mucurici

Nova Venécia

Pancas

Pedro Canário

Pinheiros

Ponto Belo

Rio Bananal

Sooretama

São Domingos Do Norte

São Gabriel Da Palha

São Mateus

Vila Pavão

Vila Valério

Pontos moeda