PROJETO TAMAR

Geral

Tanque gigante de observação das tartarugas em Vitória é fruto de parceria

Inaugurado em novembro de 2012, o Projeto Tamar Vitória é uma gestão compartilhada do Parque Municipal Ilha do Papagaio, a Prefeitura Municipal de Vitória e a Fundação Projeto Tamar

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Projeto Tamar Fundação

Você sabia que uma a cada mil tartarugas marinhas chega à fase adulta (30 anos, em média)? A sobrevivência da espécie depende da capacidade de conseguir gerar um alto número de novas crias todos os anos. Daí a valiosa importância do trabalho desenvolvido pelo Projeto Tamar e parceria com a ArcelorMittal Tubarão.

São 20 anos de parceria e um dos principais marcos foi a instalação do Projeto Tamar Vitória, na Enseada do Suá, na capital. Com apoio da ArcelorMittal, foi construído um grande tanque de observação da tartaruga verde, que é aberto ao público.

Inaugurado em novembro de 2012, o Projeto Tamar Vitória é uma gestão compartilhada do Parque Municipal Ilha do Papagaio, a Prefeitura Municipal de Vitória e a Fundação Projeto Tamar.

O Centro de Visitantes, em Vitória, representa um apoio fantástico. O tanque, que é o maior com visores do Espírito Santo, permite uma aproximação dos animais. Além disso, traz uma maior sensibilização na questão da educação ambiental. "Ele permite que as crianças interajam. Tornou-se um atrativo de interação com as tartarugas", comentou Denise de Borba Rieth, Bióloga Gestora do Centro de Visitantes do Projeto Tamar.

Roteiro interativo

Os visitantes contam com um roteiro interativo sobre a conservação desses bichinhos sobre biologia das espécies e com espaços temáticos que revelam todo o ciclo de vida das tartarugas marinhas.

Foto: Projeto Tamar Fundação

A área possui três tanques com diversas tartarugas em diferentes estágios de vida, desde pequeninos filhotes até as mais adultas. Dentre as espécies, estão as tartarugas verdes (Chelonia mydas), cabeçuda (Caretta caretta), oliva (Lepidochelys olivacea) e de pente (Eretmochelys imbricata). 

Tanque Ninho

E um dos tanques mais queridos é o "Tanque Ninho", onde estão os filhotes de tartarugas marinhas. Neste tanque é possível avaliar o desafio à sobrevivência destes pequenos animais já durante seus primeiros anos de vida.

Tanque Ilha

Outro destaque é o "Tanque Ilha", o maior do Centro de Visitante, além de ser também o maior do estado do Espírito Santo. O Tanque Ilha tem 226 m² e capacidade para comportar até 100 mil litros, ele fica localizado no Projeto Tamar na Ilha do Papagaio, anexa à Praça do Papa, em Vitória. 

Foto: Projeto Tamar Fundação

O tanque é uma interessante opção de lazer e aprendizado sobre a biologia e conservação das tartarugas marinhas. Há também a oportunidade de sensibilização e educação ambiental da população local e visitantes sobre os ambientes marinhos. Moderno, ele possui um sistema de tratamento de água inovador que possibilita que as pessoas vejam as tartaruguinhas ainda mais de perto, através de visores. 

“Todos tem a oportunidade de conhecer quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil e saber muito mais sobre o que podemos fazer para protegê-las”, afirmou a bióloga. 

No Tanque Ilha há tartarugas marinhas na fase adulta. O tanque também permite uma maior interação entre os animaizinhos e os visitantes. Ele conta com uma cápsula onde o visitante se vê no interior do tanque e com visores subaquáticos que ajudam observar o mergulho e natação submersa dos animais.

Tanque Barco

Mas o tour não acaba por aí! Por fim, ainda tem o Tanque Barco. Neste ficam as tartarugas juvenis. Ele trás a reflexão das principais ameaças à sobrevivência desses animais como, por exemplo, a captura incidental em diversas pescarias. 

Neste Centro de Visitantes há ainda um espaço temático sobre a Ilha da Trindade, ilha oceânica capixaba e principal local de desova das tartarugas verdes no país, um auditório para realização de palestras e exibição de vídeos, um museu contendo carapaças e esqueletos de tartarugas marinhas. 

Além disso, o local conta ainda com um incrível mirante com vista panorâmica dos principais pontos turísticos da Grande Vitória, como a baía de Vitória, o Convento da Penha, a Terceira Ponte e o Morro do Moreno. 

O Projeto Tamar tem uma loja no interior do Centro de Visitantes onde o público pode contribuir com as ações de conservação ao levarem itens de qualidade confeccionados com responsabilidade social e muito amor à causa.

O repórter Michel Bermudes visitou o tanque gigante de observação que existe no Centro de Visitação do Projeto Tamar. Ele é fruto da parceria de 20 anos entre o Projeto Tamar e a ArcelorMittal Tubarão.




Pontos moeda